Publicidade
Cinema

"Mestres do Ar": série leva aos céus da Segunda Guerra

Produção assinada por Tom Hanks e Steven Spielberg custou mais de 1 bilhão de reais

Imagem da noticia "Mestres do Ar": série leva aos céus da Segunda Guerra
Mestres do Ar
Publicidade

Não faltam grandes filmes ambientados durante a Segunda Guerra Mundial, mas o período não é tão popular no mundo da televisão. Uma nova minissérie, do Apple TV+, sobre o assunto acaba de chegar. "Mestres do Ar" vem cheio de estrelas em um elenco liderado por Austin Butler - astro indicado ao Oscar por interpretar Elvis Presley. O SBT News participou da badalada estreia mundial em Los Angeles, com exclusividade para o Brasil.

Mestres do Ar__ Série leva aos céus da Segunda Guerra (2).png
Mestres do Ar__ Série leva aos céus da Segunda Guerra (2).png

Uma superprodução que vai direto aos céus da Segunda Guerra Mundial com batalhas brutais e perdas incontáveis. "Mestres do Ar" chega para fechar a trilogia de uma saga que começou há mais de 20 anos com Irmãos de Guerra" (Band of Brothers) e que, em 2010, teve a segunda parte contada em O Pacífico" ("The Pacific"). Se as duas primeiras minisséries mostraram as ofensivas em terra e no mar, agora o telespectador acompanha um espetáculo visual no ar com o 100º grupo de bombardeiros dos Estados Unidos, também chamado de "Centésimo Sangrento".

As missões entre 1943 e 1945 foram fundamentais no combate ao nazi-fascismo durante a guerra e que só a tecnologia disponível agora é capaz de recriar de forma espetacular, com a ajuda de um orçamento de 250 milhões de dólares, mais de R$ 1.2 bilhão. Sem contar a força de produtores como Tom Hanks, Steven Spielberg e Gary Goetzman, que também estavam à frente das duas primeiras minisséries, na época desenvolvidas com a parceria da HBO.

Mestres do Ar__ Série leva aos céus da Segunda Guerra (5).png
Mestres do Ar__ Série leva aos céus da Segunda Guerra (5).png

"A série não é apenas baseada na verdade, mas nós literalmente escolhemos momentos individuais específicos exatamente como aconteceram. Isso é para o público um bônus adicional para que possam pensar quanta coisa ainda não sabiam sobre o assunto, não apenas dos momentos individuais, mas quão difícil e tátil era todo o processo", contou Tom Hanks.

A produção bilionária teve a participação de mais de 300 atores entre elenco principal e coadjuvantes, contou com quatro réplicas do B-17, aviões usados na época, e foi adaptada do livro homônimo do escritor Donald L. Miller.

"O livro tem 600, 700 páginas. A gente teve que condensar, fazer uma metáfora de guerra, compactada. Para isso tentamos extrair toda a essência dessa obra. Há tantos filmes de guerra, eles simplesmente sentem que precisam trapacear um pouco, Hollywoodizar a guerra. E como Tom Hanks e Spielberg nos falaram desde o início, não havia necessidade de a gente fazer isso. Há bastante drama, fúria em ação e romance. Quero dizer, a guerra traz isso à tona. É um momento de teste para toda a humanidade. É uma coisa horrível e leva você aos seus limites", contou ao SBT News Donald L. Miller.

Mestres do Ar__ Série leva aos céus da Segunda Guerra (4).png
Mestres do Ar__ Série leva aos céus da Segunda Guerra (4).png

Já o roteirista John Orloff acrescentou: "Acho que o mais importante foi o tamanho dessa produção para dar ao público uma compreensão do esforço americano na guerra, no ar durante a Segunda Guerra Mundial. A quantidade de aviões e o terror que esses pobres rapazes passaram durante a guerra nunca foram vistos em nenhum filme feito sobre a guerra. A guerra aérea e os problemas que esses caras tiveram nunca foram examinados em filme. Então foi isso que realmente me deixou animado em entrar nessa produção".

A série começou a ser filmada em 2021, antes do mundo conhecer Austin Butler como o protagonista de "Elvis". Na minissérie ele é um dos personagens principais junto com Callum Turner. Os pilotos e melhores amigos Gale "Buck" Cleven (Austin Butler) e John "Bucky" Egan (Callum Turner) são o oposto um do outro com personalidades completamente diferentes, um com cara e pose de herói hollywoodiano e o outro que se entrega às emoções e dores da guerra.

“Acho que sempre que você interpreta alguém que realmente existiu, você sente uma responsabilidade para com essa pessoa. E então a pesquisa é diferente, sabe, mais precisa, cuidadosa de certa forma. E particularmente com essa história desses caras que eram heróis, dar vida à história deles é uma honra", disse Austin Butler.

Mestres do Ar__ Série leva aos céus da Segunda Guerra.png
Mestres do Ar__ Série leva aos céus da Segunda Guerra.png

"Meu personagem John Egan é um daqueles caras que vive a vida ao máximo, gosta de beber, de dançar, de cantar, ele é realmente um personagem notável, ele me trouxe muita alegria de ir todos os dias para o trabalho como Johnny Egan tentando fazer Austin rir", contou o ator Callum Turner.

O elenco ainda é formado por Barry Keoghan ("Saltburn" e "The Banshees of Inisherin") e Ncuti Gatwa ("Barbie" e "Doctor Who") e pelos herdeiros de dois figurões do cinema, Raff, filho do ator inglês Jude Law e Sawyer Spielberg, pelo sobrenome já dá para descobrir quem é o pai.

+ "Mergulho Noturno" - O terror invade a piscina

"Acho que minha melhor lembrança de tudo isso é o treinamento pelo qual passamos. Porque colocaram 50 atores juntos neste campo de treinamento. Ninguém se conhecia e, no final, viramos todos irmãos, melhores amigos. Assim começou o resto da nossa jornada juntos e filmamos por cerca de seis meses, mas esse começo foi o mais profundo e deixou tudo em ordem para o resto da corrida. Estava trabalhando com alguns dos atores mais talentosos da atualidade e todos trazendo o seu melhor, todos ensinando uns aos outros, todos crescendo e aprendendo juntos. Quando eu saí, não era mais o mesmo cara, a mesma pessoa, o mesmo ator que era quando entrei. Sou muito grato pela oportunidade", nos disse Sawyer Spielberg.

+ Hollywood News: Os maiores sucessos do ano e as maiores expectativas para 2024

Alguns dos melhores produtores também. Isso mesmo. Sim Sim Sim. Então você sabe que vai ser bom.

"Mestres do Ar" estreou em 26 de janeiro, com os dois primeiros episódios, e a cada semana um capítulo novo entra na plataforma do Apple TV+ até 15 de março.

+ "Segredos de um escândalo": filme foi inspirado em caso que chocou os Estados Unidos

"A história é extremamente importante. Mostrá-la de uma forma divertida, educativa e aterrorizante, que é o que esse programa faz você não pode pedir por nada melhor".

Publicidade

Assuntos relacionados

Apple
Cinema
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade