Entrevista Exclusiva: músico brasileiro assina "Meu Malvado Favorito 4" e documentário de Oliver Stone sobre Lula
Heitor Pereira conversou com o SBT News sobre a trilha sonora da franquia de animação e o filme do presidente que deve estrear ainda esse ano
Ele é um dos músicos e compositores brasileiros mais conhecidos nos Estados Unidos. Heitor Pereira assinou, entre tantos títulos, a trilha sonora de toda a série de filmes dos "Minions" e de "Meu Malvado Favorito", o quarto filme está em cartaz no Brasil. Ele também compôs a trilha do documentário de Oliver Stone, sobre o presidente Lula, que deve chegar ao Brasil neste segundo semestre. Mas tem muito mais e foi ele quem contou com exclusividade ao SBT News.
Heitor Pereira já está na estrada da música, há mais de 40 anos. Tocou com grandes nomes da MPB e cantores como Elton John e Rod Stewart; e foi guitarrista da banda inglesa Simply Red nas décadas de 1980 e 1990. Mas, há cerca de duas décadas, trilha seu caminho em Hollywood, literalmente, e já estampa seu nome em cerca de uma centena de filmes. As músicas que embalam vários blockbusters são assinadas por ele. O filme "Meu Malvado Favorito 4" é o sexto dessa família que ele faz parte.
"Eu me sinto muito feliz em fazer parte dessa família e que esse é um projeto bem-sucedido", revelou o músico, que contou ainda que as referências musicais de cada personagem vêm desde o primeiro filme e se repetem em cada nova sequência.
O compositor já trabalhou com Hans Zimmer e Pharrell Williams nessa franquia e, a cada novo filme, apesar de repetir as referências, novos acordes e músicos também entram em cena, à medida que novos personagens entram na história.
"Angry Birds - O Filme", "O Gato de Botas 2", "Patrulha Canina - O Filme", "Os Smurfs" 1 e 2,, "My Little Pony: Uma Nova Geração" são algumas das outras animações que Heitor Pereira também assinou as trilhas sonoras, além de já ter feito também músicas para diversas produções de live-action.
Heitor Pereira . que nasceu no Rio Grande do Sul e cresceu no Rio de Janeiro, revelou na entrevista que apesar de ter saído do Brasil há mais de três décadas, suas referências continuam sendo as da terra natal, que vão de Lupicínio Rodrigues, passando por nomes da MPB e da música clássica brasileira.
"Ao longo dos anos eu fui conhecendo a música orquestral brasileira e isso me ajudou à beça", conta.
Para o ano que vem, o músico prepara as composições do filme do "Roblox" e pelo menos de outros cinco projetos, mas antes disso chega aos cinemas brasileiros o documentário assinado por Oliver Stone, no qual ele também assina a trilha. A cinebiografia sobre a vida do presidente Luiz Inácio Lula da Silva estreou em maio, no Festival de Cannes, e está prevista para chegar ao Brasil no segundo semestre de 2024.
"Eu tinha feito no início uma música como as pessoas esperam que seja uma música de documentário. Mas, o Oliver Stone me disse: 'eu gosto de sua música porque você sempre coloca coração em suas composições, você poderia colocar mais disso no documentário?'. Então eu falei, lógico! E ficou super legal, tive a oportunidade de chamar vários músicos brasileiros, orquestra, coral e ficou grande. Independente de partido, fazer um documentário sobre a história de um ser humano brasileiro que veio do nada e chega a uma posição tão importante, eu acho que já é válido participar. A razão pela qual eu achei válido participar é que existem várias pessoas no nosso país que se fossem dadas oportunidades, elas poderiam alterar o futuro da nossa história", diz Heitor Pereira.
O documentário "Lula" deve estrear ainda neste segundo semestre no Brasil, ainda sem data definida. (assista à reportagem em vídeo)