Brasil

Comer fora fica quase 8% mais caro em um ano, aponta FGV

Cafés, sucos e açaí lideram a alta de preços em bares e restaurantes; passagens aéreas, por outro lado, ficaram mais baratas

Comer fora de casa ficou mais caro no último ano no Brasil. Um levantamento do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV) mostra que os preços das refeições em bares e restaurantes subiram 7,75% entre janeiro e dezembro do ano passado, pressionando o orçamento dos consumidores, especialmente durante o período de férias.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

Segundo a pesquisa, o item que mais pesou no bolso foi o cafezinho, que registrou alta de 10,60% no período. Outros produtos bastante consumidos fora de casa também tiveram aumentos expressivos como: sucos de frutas: +8,75 e açaí: +9,17%

O levantamento do FGV Ibre analisou ainda despesas comuns nas férias. Os ingressos para teatro tiveram aumento de 10,90%, enquanto as diárias de hotéis ficaram 5,07% mais caras.

O cinema, por outro lado, seguiu caminho diferente e apresentou queda de 1,32% nos preços.

Por que os preços subiram?

Segundo o economista Matheus Dias, a alta está relacionada à melhora no mercado de trabalho.

“Ao longo do ano passado tivemos recuperação do emprego e da renda, o que aumentou a demanda por serviços”, explicou. No caso do cinema, ele destacou que promoções e semanas de descontos ajudaram a conter os preços.

Queda em passagens aéreas

Se por um lado comer fora ficou mais caro, quem decidiu viajar de avião encontrou alívio no bolso. De acordo com a pesquisa, as passagens aéreas para sete capitais brasileiras, como Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador, tiveram queda média de 23,16% em 2025.

Segundo o economista, a redução dos preços vem desde 2024 e está ligada ao barateamento do querosene de aviação. Ainda assim, ele alerta que conseguir uma boa tarifa exige pesquisa e atenção às promoções.

Assuntos relacionados

bares
preços
comida

Últimas Notícias