Entrevista exclusiva: Alice Braga brilha em nova série americana de ficção científica
A atriz brasileira é uma das protagonistas de "Matéria Escura" e leva o português à produção Hollywoodiana
Cleide Klock - Los Angeles
Uma ficção científica que faz a gente pensar em todas as escolhas que já fizemos na vida e nos trouxeram ao local onde estamos hoje. Quantas vidas diferentes já poderíamos ter vivido? O tema complexo abre multiversos em "Matéria Escura", uma série intrigante, da Apple TV+, que tem Alice Braga no elenco principal. A produção estreou em maio e nesta semana entra no ar um episódio com cenas em português. O SBT participou com exclusividade da estreia mundial, em Los Angeles, e conversou com o elenco.
De repente, a vida de Jason, que parecia tranquila e feliz, dá uma reviravolta. Ele é sequestrado por outra versão dele mesmo e levado para um universo alternativo de sua própria vida. Confuso? Resumindo: sabe aquela decisão que você tomou lá atrás e poderia ter mudado tudo? É isso que esse metaverso abrange. Os caminhos e emaranhados que pegamos e seguimos nessa ficção científica continuam se desenrolando em paralelo, fruto da mente criativa do escritor Blake Crouch, que em 2016 escreveu o livro homônimo que se tornou best-seller. Agora, ele adaptou a história para as telas.
"Adoro examinar o caminho não percorrido. Eu acho que é uma questão realmente humana fundamental perguntar: e se? e imaginar que outras vidas poderíamos ter vivido. Acho que é especial poder abordar isso através das lentes de um thriller de ficção científica", nos disse Crouch.
Mas, para os amantes do best-seller, o escritor adianta que uma personagem em especial seguiu caminhos um pouco distintos. E, para isso, ele teve que tomar uma decisão - talvez até influenciada pela passagem pela Bienal Internacional do Livro de São Paulo - já que nos revelou que fãs apaixonados como os brasileiros, não existem.
"A Amanda era a personagem favorita dos fãs do livro e todos escreveram para mim depois que o livro foi lançado e disseram 'você fez algo errado com Amanda. Você simplesmente a deixou de fora, meio esquecida, nunca descobrimos o que aconteceu com ela'. Então eu disse, 'vou fazer duas coisas: escalar a pessoa mais incrível para interpretar Amanda, que é Alice, e vou dar aos fãs um mea-culpa e dar-lhes um lindo final para a história dela ou talvez um começo'. Quando falei pela primeira vez com Alice, senti que sua alma e seu sorriso poderiam iluminar um estádio e pensei que essa era a pessoa que precisávamos para interpretar Amanda e ela absolutamente arrasa", contou o Blake, que além de ser roteirista também foi criador da série.
E tanto arrasa que a personagem de Alice Braga acabou se tornando brasileira na série. No quinto episódio, que entra no ar nesta próxima quarta-feira (29), a personagem de Alice encontra a mãe, a atriz também brasileira Patrícia Mario, em uma cena falada em português.
"Minha personagem é uma psiquiatra que trabalha neste lugar onde começa a história, com esse cientista que está tentando criar uma caixa com a qual você pode viajar entre as possíveis vidas que existem através das escolhas que a gente fez. Ela é uma mulher forte, uma brasileira que namora esse cientista e muitas coisas acontecem na jornada dela e transformam ela completamente para a vida dela", conta Alice Braga que revelou que também ficou surpresa quando soube que ela seria brasileira.
"Foi interessante porque vários atores fizeram o teste e a partir do momento que me provaram, o Blake Crouch que é o escritor e showrunner da série, resolveu transformar ela em brasileira. Eu fiquei super feliz como latina, como brasileira, foi uma honra, uma alegria enorme poder honrar os brasileiros e fazer essa homenagem de certa forma com essa personagem".
O ator australiano Joel Edgerton (Exodus: Gods and Kings ) é um dos protagonista e faz as versões de Janson. Jennifer Connelly (Top Gun: Maverick) faz a esposa dele em um dos universos, no outro o destino foi diferente.
"Acho que assistindo à série as pessoas vão se perguntar como se sentem sobre as escolhas em suas vidas, como elas os levaram ao lugar onde estão agora, se iriam trocá-lo por alguma coisa, se algo fosse tirado deles, como se sentiriam?", conta o ator, outro fã do Brasil que não poupou declarações ao nosso país.
"Acho que essa série foi uma maneira muito inteligente de explorar uma espécie de premissa de realidade alternativa, eu não tinha visto isso sendo feito dessa maneira para falar sobre casamento e tipo de perguntas muito reais que as pessoas se fazem no casamento ou em determinado momento de suas vidas, do tipo: eu deveria ter feito outra coisa? Estou feliz aqui? Eu ficaria mais realizado fazendo outra coisa? E isso acontece neste multiverso pelo qual eles viajam. Achei uma maneira muito legal de fazer isso", nos falou Jennifer Connelly.
A série iniciou em 8 de maio e a cada quarta-feira um novo episódio entra no ar. O último dos nove capítulos está previsto para 26 de junho.
"É uma série muito calorosa, cheia de aventuras, de ação, de ficção científica, mas também é uma série que tem muito amor, muita conexão e muita verdade. Então, espero que as pessoas assistam e confiram", finalizou Alice Braga.