Jornalismo

"É muita dor", diz o coveiro que enterrou 198 pessoas em Manaus

Estado do Amazonas passa por disparada de infecções, falta de oxigênio nos hospitais e colapso na rede de saúde

R
Ricardo Chapola
15/01/2021, 19:00 • Atualizado em 30/10/2023, 22:00
compartilhar
Túmulos no cemitério de Manaus. Foto: Sandro Pereira/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Túmulos no cemitério de Manaus. Foto: Sandro Pereira/Fotoarena/Estadão Conteúdo

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover
O trabalho de Francisco Soares nunca foi fácil. Ele passou 16 de seus 50 anos sendo coveiro em dois cemitérios da cidade de Manaus. Enterrou muita gente nesse período - inclusive amigos e parentes - e sempre foi obrigado a lidar com a dor dos outros e a sua própria. Mas nunca imaginou que teria que enterrar quase 200 pessoas em um dia só. 

Foi o que aconteceu na 4ª feira (13.jan), no cemitério Nossa Senhora Aparecida, localizado no parque Tarumã. Nesse dia, o coveiro disse ter ajudado a enterrar 198 pessoas. 

"Eu fico muito triste. É muita gente. E a gente enterra parente nosso também. É muita dor. Muito triste enterrar tanta gente assim, ao mesmo tempo - Franciso Soares, coveiro em Manaus, em entrevista ao SBT News


O número de mortes voltou a disparar em Manaus e em outras regiões do estado depois do surgimento de uma nova variação da covid-19 e do colapso na rede de saúde. Com o aumento abrupto do número de casos, os hospitais do Amazonas começaram a ter falta de oxigênio. Os necrotérios estão lotados. 

O governo amazonense negocia cilindros com a Venezuela para tentar suprir a falta nos hospitais. Artistas se mobilizaram na luta para enviar cilindros de oxigênio até lá. 

Essa é a segunda vez na vida que Francisco tem uma experiência como essa. A primeira foi em abril e maio de 2020, quando Manaus foi assolada pela primeira onda de infecções. No ápice da pandemia na região, o coveiro afirmou ter enterrado, em um só dia, mais de 230 pessoas no cemitério Nossa Senhora Aparecida. "Enterrei três amigos que morreram dessa doença aí", disse.

Nessa época, Francisco disse que eles estavam usando uma retroescavadeira e uma pá mecânica para suprir a demanda, em um período em que os cemitérios de Manaus também beiravam o colapso.

Na 5ª feira (14.jan), o Amazonas bateu novo recorde de infecções: foram quase 4 mil novos casos e 44 mortes em 24 horas. Desde março, quase 6 mil pessoas morreram pela covid-19 no estado.

Leia mais

Ver tudo
Imagem da notícia: Prefeitura de SP abre consulta para privatizar kartódromo

Prefeitura de SP abre consulta para privatizar kartódromo

Imagem da notícia: Trump cancela ataque ao Irã e anuncia avanço em acordo

Trump cancela ataque ao Irã e anuncia avanço em acordo

Imagem da notícia: Pentágono é fechado por segurança após vazamento

Pentágono é fechado por segurança após vazamento

Imagem da notícia: Desmatamento da Amazônia cai 61,4% em maio, diz Inpe

Desmatamento da Amazônia cai 61,4% em maio, diz Inpe

Imagem da notícia: Prefeitura de SP abre consulta para privatizar kartódromo

Prefeitura de SP abre consulta para privatizar kartódromo

Imagem da notícia: Trump cancela ataque ao Irã e anuncia avanço em acordo

Trump cancela ataque ao Irã e anuncia avanço em acordo

Imagem da notícia: Pentágono é fechado por segurança após vazamento

Pentágono é fechado por segurança após vazamento

Imagem da notícia: Desmatamento da Amazônia cai 61,4% em maio, diz Inpe

Desmatamento da Amazônia cai 61,4% em maio, diz Inpe

Últimas notícias

Lula sugere que Trump não se comporta de "forma civilizada"

Presidente reage a críticas dos EUA sobre desmatamento durante divulgação de dados do Inpe; "A gente não quer briga, a gente quer respeito", disse

Ex-auditor acusado de fraudes no ICMS em SP é preso de novo

Artur Gomes da Silva Neto havia sido liberado da prisão na quarta-feira (3) após mais de nove meses na cadeia

Dados de desmatamento serão mostrados aos EUA, diz ministro

Titular do Ministério do Meio Ambiente afirma que governo Lula "poderia ter usado o mecanismo de reação, mas tem pregado o diálogo"

Abertura da Copa tem show de estrela de novelas do SBT

Belinda, cantora e atriz de "Cúmplices de um Resgate" e "Amigos para Sempre", se apresenta na cerimônia de abertura do torneio; relembre carreira

Copa: 4 pessoas que pintavam rua são atropeladas em Belém

Motorista teria avançado por trecho interditado e ignorado orientações de desvio; influenciador Daniel “Pam Pam” e tio estão entre os atingidos

Quaest: 56% não acreditam no hexa da Seleção na Copa

Índice de pessimistas caiu 12 pontos em relação à pesquisa feita em abril; o percentual de quem acredita na sexta estrela subiu de 25% para 35%