Brasil

Zoológico de Brasília seguirá fechado após novo caso suspeito de gripe aviária

Previsão era reabrir na sexta-feira (13); secretaria investiga morte de ave que apresentou sintomas compatíveis com a doença

Imagem da noticia Zoológico de Brasília seguirá fechado após novo caso suspeito de gripe aviária
Zoológico de Brasília | Joédson Alves/Agência Brasil

O Zoológico de Brasília permanecerá fechado por tempo indeterminado após a identificação de um novo caso suspeito de gripe aviária. O local poderia reabrir na sexta-feira (13), após 15 dias de interdição.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

A Secretaria de Agricultura do Distrito Federal informou nesta quinta-feira (12) que reforçou a interdição preventiva após um emu (ave de origem australiana) apresentar sintomas neurológicos compatíveis com a doença.

A equipe técnica optou pela eutanásia do animal e encaminhou amostras ao Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de Campinas, em São Paulo. A investigação sanitária está em andamento.

Em maio, um irerê (pato de vida livre) e um pombo foram encontrados mortos no local. O irerê testou positivo para a gripe aviária, enquanto o pombo teve resultado negativo.

Desde então, medidas de controle foram adotadas, como barreiras sanitárias, uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) e suspensão da circulação interna de veículos. Oito funcionários que tiveram contato com as aves passaram por monitoramento, sem registro de sintomas.

O vírus H5N1 é uma variante da influenza. Apesar da alta transmissibilidade entre aves, não há evidência de risco de contaminação para humanos pelo consumo de carne ou ovos devidamente cozidos.

Últimas Notícias