Brasil

Ministério da Agricultura confirma foco de gripe aviária em MT

Vírus foi detectado em uma ave doméstica criada para subsistência no interior do estado

Imagem da noticia Ministério da Agricultura confirma foco de gripe aviária em MT
Influenza aviária é uma doença viral altamente contagiosa que afeta, principalmente, aves silvestres e domésticas | Reprodução

O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) confirmou neste domingo (8) a detecção do vírus causador da gripe aviária em uma ave doméstica criada para subsistência no município de Campinápolis, no interior do estado de Mato Grosso. Este é o quarto foco da doença identificado em aves de subsistência.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

De acordo com o Ministério, não há granjas comerciais próximas do local de detecção do vírus. O protocolo de vigilância e adoção de medidas de erradicação, em um raio de 10km ao redor do foco, foi acionado neste domingo. A propriedade foi interditada.

Segundo o governo, o diagnóstico de gripe aviária em aves de subsistência não gera restrições ao comércio internacional. O MAPA assegura que "o consumo e a exportação de produtos avícolas permanecem seguros".

O primeiro caso de influenza aviária em granja comercial foi detectado no dia 13 de maio no município de Montenegro, no interior do Rio Grande do Sul. O período de 28 dias de vazio sanitário, após a desinfecção da área, segue ativo.

A situação fez com que 21 países determinassem suspensão total às exportações brasileiras. Outros 15 restringiram compras provenientes do Rio Grande do Sul. Dois países suspenderam apenas as exportações com origem no município de Montenegro.

Na última quarta (4), o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, informou que havia oito casos suspeitos de gripe aviária sob investigação. Nenhuma das suspeitas envolvia granja comerciais.

Assuntos relacionados

Gripe aviária
Mato Grosso

Últimas Notícias