Visitantes voltam a ter acesso à Praça dos Três Poderes após retirada de acampamento pró-Bolsonaro
No sábado (26), Moraes proibiu ocupação no local após bolsonaristas acamparem em frente ao STF

Vanessa Vitória
A Praça dos Três Poderes, que fica na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, ainda permanece rodeada por grades. A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) segue monitorando região, mas visitantes já podem acessar o espaço, fechado durante a madrugada de sábado (26) por causa de um acampamento de parlamentares e aliados bolsonaristas.
+ Após decisão de Moraes, polícia fecha Praça dos Três Poderes para visitação de turistas
Aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) estavam se reunindo em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF) como forma de protesto contra as medidas judiciais que obrigaram ex-mandatário a usar tornozeleira eletrônica e não usar redes sociais, entre outras restrições.
O deputado federal Hélio Lopes (PL-RJ) havia montado uma barraca no fim da tarde da última sexta (25) e anunciou que permaneceria na praça em greve de silêncio. Outros parlamentares e populares se uniram a ele.
A Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou ao STF um pedido de medidas cautelares de remoção imediata e proibição de acesso e permanência de deputados federais acampados na Praça dos Três Poderes, assim como de outros indivíduos em frente à sede da Corte.
O ministro Alexandre de Moraes vedou qualquer ocupação ou obstrução da Praça dos Três Poderes, e também determinou às autoridades locais do DF a adoção de medidas preventivas e repressivas.
O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), e o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, negociaram pessoalmente a desocupação, que aconteceu de forma pacífica.
+ "Eduardo Bolsonaro não manipula o Trump", diz Flávio, em entrevista exclusiva ao SBT
A Praça dos Três Poderes permaneceu fechada durante todo o sábado (26). A Casa de Chá, projetada por Oscar Niemeyer e frequentada por turistas e brasilienses, não funcionou.
Nesse domingo (27), o local reabriu e destacou em uma rede social que o estacionamento do STF estava aberto aos clientes do espaço.
De acordo com a Policia Militar, visitantes que foram ontem à Praça dos Três Poderes usando mochilas passaram por revista logo na entrada. Procedimento não tem sido realizado de forma generalizada nesta segunda.