Violência contra a mulher: Denúncias ao Ligue 180 crescem 23% em 2023
Central de Atendimento à Mulher recebeu 1.558 ligações por dia no ano passado. Região Sudeste lidera com 288 mil chamadas no total
A Central de Atendimento à Mulher, o Ligue 180, registrou 568,6 mil ligações em 2023, equivalente a 1.558 chamadas por dia.
O canal fornece serviço de enfrentamento à violência e recebe denúncias de violações contra a mulher além de dar direcionamento às vítimas para os serviços especializados da rede de atendimento.
Segundo o Ministério das Mulheres o número de denúncias de violência contra o público feminino subiu 23%, em 2023. As chamadas no canal, cresceram comparado a 2022. De 87,7 mil passaram para 114,6 mil.
Os registros de violações de direitos das mulheres tiveram alta expressiva. Passaram de 442,2 mil em 2022 para 596,6 mil em 2023. Um aumento de 25,8%.
Região Sudeste registrou maior número de ocorrências
De acordo com o ministério, a maior procura pelo serviço ocorreu na Região Sudeste, com 288 mil ligações, seguida pelo Nordeste, com 137 mil.
O Norte e Centro-Oeste totalizaram 40 mil chamadas, e a Região Sul, 57 mil.
O levantamento aponta que 91,52% das denúncias de violação refere-se a ameaças à integridade psíquica, física, negligência ou patrimonial. O número de ocorrências registradas, nessas categorias, soma 546,1 mil registros nas principais centrais de atendimento.
O impedimento de mulheres usufruírem de sua liberdade – individual, sexual, de crença, laboral ou de expressão – ficou em segundo lugar, com 5,63% das denúncias (33,6 mil).
Denúncias via ligação e por WhatsApp
O ministério avaliou que o ano de 2023 foi marcado pela reestruturação e maior divulgação do Ligue 180 em campanhas de utilidade pública, como divulgação do número de denúncia e formas de comunicar casos de violência em bares, restaurantes, boates entre outros espaços públicos.
Desde abril de 2023, o serviço passou a ter um canal de atendimento exclusivo no WhatsApp.
Até dezembro, a opção recebeu 6.689 mensagens com pedidos de informações ou apresentação de denúncias.
O levantamento aponta que só neste ano a Central de Atendimento à Mulher recebeu 48.560 ligações eletrônicas. Do total, foram 10.852 denúncias.
Lançamento do Painel Ligue 180
O Painel Ligue 180 foi lançado neste mês. A ferramenta interativa tem a intenção de facilitar o acesso da população e de gestores às informações sobre a Rede de Atendimento às Mulheres.
A ferramenta também mostra 2,5 mil postos e núcleos de atendimento ao público, delegacias especializadas e delegacias gerais, onde as vítimas podem procurar ajuda e registrar ocorrências.
Painel lista núcleos da mulher em:
- Defensorias públicas;
- Promotorias especializadas e núcleos de gênero nos ministérios públicos;
- Juizados e varas especializadas em violência doméstica e familiar contra a mulher;
- Centros de referência e de atendimento à mulher;
- Casas abrigo,
- Casas de acolhimento provisório e casas de passagem;
- Serviços de saúde a pessoas em situação de violência sexual;
- Unidades da Casa da Mulher Brasileira; e patrulhas Maria da Penha.
Como denunciar violência contra a mulher
Para fazer denúncias ligue no número 180. O atendimento funciona 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados, e está disponível também no WhatsApp pelo número (61) 9610-0180.
Com informações da Agência Brasil