Temporal no DF: chuva com ventania atinge posto de combustíveis
Clientes se seguraram em objetos para escapar dos ventos fortes; Inmet alerta para risco de novos temporais nesta semana

Isabela Guimarães
Rafael Saraiva
Um forte temporal atingiu a região da Ponte Alta do Gama, no Distrito Federal, nesse domingo (2). Imagens mostram o momento em que uma ventania atinge um posto de combustíveis. Pessoas aparecem se segurando em objetos para tentar se proteger da força do vento.
O episódio marca a volta das chuvas intensas a Brasília, que já enfrenta transtornos desde o fim de semana, com quedas de árvores e telhados danificados em várias regiões.
+ Fortes chuvas causam deslizamentos de terra em Belo Horizonte
Chuva forte e ventos intensos
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a região do Gama registrou 36,8 milímetros de chuva, o que equivale a 36,8 litros de água por metro quadrado – volume considerado forte, especialmente em um curto período.
Em outras áreas do DF, o acumulado foi ainda maior: 82 mm em Brasília e 62 mm em Brazlândia, índices típicos de temporais intensos, com potencial para causar alagamentos e queda de estruturas.
+ Sargento da PMGO morre em acidente de carro no Distrito Federal
O órgão alerta para o risco de temporais localizados, com forte incidência de raios e rajadas de vento típicas desta época de transição para o verão.
Mais temporais pela frente
A previsão indica chuvas todos os dias da semana. As pancadas devem ocorrer principalmente à tarde e à noite, com probabilidade entre 80% e 90%.
O calor continua, com máximas entre 26°C e 29°C e mínimas entre 19°C e 20°C. O clima segue instável e deve permanecer assim até o início do verão.









