Vídeo: câmera de segurança mostra momento de explosões em frente ao STF, em Brasília
Um carro estacionado no Anexo IV da Câmara também explodiu; polícia encontrou artefatos explosivos na casa que ele alugou no DF
Vídeo de uma câmera de segurança mostra momento em que Francisco Wanderley Luiz, conhecido como Tio França, detona explosivos na Praça dos Três Poderes, em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília. Autor do ataque dessa quarta-feira (13) morreu após explosões.
+ Polícia encontra explosivos na casa de homem morto na Praça dos Três Poderes
Nas imagens, é possível ver homem se aproximando da estátua da Justiça. Acende artefato e o arremessa em direção ao monumento. Um segurança da Polícia Judiciária faz uma abordagem, mas ele se afasta um pouco e lança novas bombas tentando atingir o STF.
Em certo momento, um dos artefatos explode com ele. Vários agentes se aproximam de Francisco Wanderley, já deitado e sem se mexer após detonação.
Na madrugada desta quinta (14), o Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) fez varredura no local e desativou diversos artefatos na região. Agentes também encontraram um relógio com contagem regressiva (timer, em inglês) no corpo do autor das explosões.
+ Homem morto em explosão próxima ao STF foi candidato a vereador pelo PL em 2020
Além das explosões em frente ao Supremo, outras ocorreram em um carro que estava no estacionamento do Anexo IV da Câmara dos Deputados. O veículo está no nome de Francisco.
A Polícia Federal (PF) instaurou inquérito para investigar ataque.