Viaturas e equipamentos do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha chegam ao RS
Militares vão utilizá-los para auxiliar a Defesa Civil do estado em ações de resgate, apoio logístico e desobstrução de vias
Guilherme Resck
Um comboio de viaturas e equipamentos do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil chegou ao Rio Grande do Sul no sábado (11), após quatro dias de viagem partindo do Rio de Janeiro, para auxiliar a Defesa Civil gaúcha em ações de resgate, apoio logístico e desobstrução de vias. O RS enfrenta uma tragédia provocada por fortes chuvas, com 143 mortos confirmados até o momento e 131 desaparecidos.
+ "Cenário é extremamente preocupante", diz MetSul sobre chuva no RS
Segundo a Marinha, o comboio era composto por três carretas, quatro caminhões de cinco toneladas, dois caminhões cisternas (um de água e outro de combustível), dois Carros Lagarta Anfibio, uma retroescavadeira, uma pá carregadeira e uma viatura socorro prancha.
As viaturas e os equipamentos vão reforçar as ações da Força na chamada Operação Abrigo pelo Mar. Ainda ontem, o maior navio de guerra da América Latina, o Navio Aeródromo Multipropósito (NAM) "Atlântico", atracou em Rio Grande (RS) com a Fragata Defensora.
A comissão levou 1.350 militares, 154 toneladas de donativos, 38 viaturas do Grupamento de Fuzileiros Navais em Apoio à Defesa Civil, 24 embarcações de pequeno e médio porte, três helicópteros e duas estações móveis para tratamento de água — com capacidade de produzir 20 mil litros de água potável por hora.