Brasil

Verão chega com praias cheias e reforço policial no litoral paulista

Movimento de turistas aumenta risco de furtos e roubos, mas tecnologia e policiamento prometem inibir crimes na Baixada Santista e Litoral Norte

O verão ainda nem começou oficialmente, mas as praias de Santos, no litoral paulista, já estão lotadas. Turistas e moradores aproveitam os dias de sol, o período de férias e até comemorações especiais à beira-mar.

SBT News Logo

Siga o SBT News no Google Discover e fique por dentro das últimas notícias.

Siga no Google Discover

Porém, o aumento do movimento também faz crescer a preocupação com a segurança. Nesta época do ano, o fluxo intenso de banhistas e a distração comum de quem circula com celular e objetos de valor à vista facilitam a ação de criminosos.

“Aqui em Santos a gente não pode dar bobeira”, diz a analista de comércio exterior Bruna Antonelli, ao comparar a cidade com outros destinos mais tranquilos.

Para evitar problemas, turistas adotam estratégias próprias de segurança. Pedro Santos, também analista de comércio exterior, não deixa nada de valor exposto. Ele guarda a carteira na mochila, mantém os pertences sempre no campo de visão e evita qualquer descuido. “Se ficar fora do campo de visão, a gente dá sorte pro azar”, resume.

Casos recentes de violência no litoral acendem alerta

No último sábado, em São Sebastião, uma família foi rendida por quatro criminosos armados na saída da Praia da Baleia, uma das mais badaladas da região. Relógios, correntes, pulseiras e anéis foram levados. As imagens de câmeras de segurança ajudaram na investigação, e todos os suspeitos foram presos no dia seguinte.

Já no Guarujá, a Praia da Enseada foi cenário de uma perseguição com troca de tiros após um assalto a um cabo do Exército. O suspeito acabou morto durante o confronto, à beira-mar.

Medidas para compater o crime

As prefeituras do litoral Norte e Sul de São Paulo investem em tecnologia e integração das forças de segurança, para combater os problemas de violência que chegam com o verão.

Em Santos, o Centro de Controle Operacional conta com cerca de 3.300 câmeras de monitoramento espalhadas pela cidade. Segundo o secretário de Governo, Fábio Ferraz, o trabalho é feito de forma integrada. “É um conjunto de ferramentas de tecnologia com efetiva contribuição da Polícia Militar. Junto com a Guarda Municipal e a Polícia Civil, fazemos um planejamento para garantir não só o Réveillon, mas um verão muito seguro”, afirma.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo números já mostram efeitos positivos: entre janeiro e outubro, os roubos em Santos caíram 9,5% — foram 1.428 casos em 2024 contra 1.292 em 2025.

A tendência de queda se repete em São Vicente (com redução de 7,6%), em São Vicente 22% no Guarujá e 43% em Ubatuba, no mesmo período.

Últimas Notícias