Vendas de pequenas empresas pela internet disparam mais de 1.000% em 5 anos no Brasil
Plataformas de e-commerce impulsionam negócios e transformam a vida de empreendedores no país
SBT Brasil
As vendas de pequenas empresas pela internet cresceram 1.200% em cinco anos no Brasil, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Plataformas de e-commerce têm sido decisivas para transformar a vida de quem decidiu empreender.
Kathleen Moura é um exemplo de como o e-commerce têm impulsionado negócios no país. Ela começou vendendo de casa, em um espaço improvisado, e hoje comanda um galpão em Osasco, na Grande São Paulo.
“Na época eu nem imaginava que ia ficar do tamanho que a gente está hoje, mas eu sempre acreditei, eu sempre lutei para crescer, meu foco sempre foi crescer, e aí as vendas começaram a aumentar. Hoje a gente tem a média de 3 mil, 3.500 pedidos por dia”, conta.
Farmacêutica de formação, ela deixou a profissão quando ficou grávida, há cinco anos, e buscou uma alternativa que lhe permitisse trabalhar próxima da filha.
“Eu estava gestante, esperando minha filha, e estava procurando alguma coisa que pudesse trabalhar com ela perto de mim. E aí eu encontrei a Shopee, e foi amor à primeira vista. A gente cadastrou um lencinho umedecido na época e começou a vender muito. Depois, passei a investir na categoria mamãe e bebê, e o negócio estourou mesmo”, explicou.
+ Dólar completa quarta semana consecutiva em queda
O faturamento de micro e pequenas empresas brasileiras saltou de 5 bilhões de reais em 2019, antes da pandemia, para 67 bilhões em 2024. Já entre médias e grandes empresas, a receita aumentou de 49 bilhões para 158 bilhões de reais no mesmo período.
Para especialistas, o sucesso depende de planejamento. “O importante é começar com uma boa comunicação, títulos claros com palavras-chave, atendimento eficiente e uma estratégia de rastreabilidade, em que o consumidor consiga acompanhar o pedido do início ao fim”, afirma Cleyton Capellari, especialista em gestão de negócios.
A escolha da plataforma que vai alavancar o negócio também faz diferença.
“Já contamos com mais de 3 milhões de vendedores brasileiros cadastrados no aplicativo. Mais de 90% das vendas são de vendedores brasileiros para consumidores brasileiros. Também oferecemos uma central de educação gratuita, que já treinou mais de 650 mil vendedores sobre como alavancar suas vendas online”, conta Rodrigo Farah, head da marca Shopee.
Outro casal que apostou no comércio digital foi Elen e Leandro. Eles pediram demissão para vender roupas para pets. “Passou um ano, dois anos, e a coisa começou a tomar forma”, disse Leandro.
Com o aumento da demanda, a casa virou estoque. “A gente veio dobrando o faturamento desde junho do ano passado até maio agora. Todos os meses a gente dobrou o faturamento”, completou.
Elen reforça que a mudança envolveu toda a família. “Com isso, a gente começou a agregar todos os familiares no trabalho”, contou.
O casal já pensa nos próximos passos: "ter o nosso galpão.
"O grande sonho do brasileiro é ser empreendedor. A Shopee proporcionou para a gente flexibilidade, treinamento e contato direto com o cliente. O cliente compra hoje e recebe até as 9 da noite. O principal recado que eu deixo é: arrisque”, concluiu Leandro.