Ubatuba registrou seis acidentes aéreos nos últimos oito anos; relembre
Três dos acidentes, incluindo o desta quinta-feira (9), tiveram vítimas fatais; levantamento foi feito a partir de dados do Cenipa
Wagner Lauria Jr.
A cidade de Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, registrou seis acidentes aéreos nos últimos oito anos - de 2017 até 2025. Três deles tiveram vítimas fatais. O levantamento foi feito pelo SBT News a partir de dados do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), que irá investigar as causas do acidente envolvendo um avião de pequeno porte, que a atravessou a pista do Aeroporto do município e explodiu na Praia do Cruzeiro, na manhã desta quinta-feira (9).
+ Veja momento em que avião explode ao atravessar pista em Ubatuba, no litoral de SP
+ Uma pessoa morreu a cada 57 horas em deslocamento aéreo no Brasil
O piloto morreu e outras cinco pessoas, incluindo uma pessoa que estava em uma pista de skate no momento do acidente, ficaram feridas e foram encaminhadas à Santa Casa do município.
+ Veja momento em que criança é resgatada de avião que explodiu após atravessar pista em Ubatuba
Segundo o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), o avião – um Cessna Citation 525 CJ1, prefixo PR-GFS, de 2008 – estava em situação normal e tinha capacidade para transportar sete passageiros. A aeronave, entretanto, estava proibida de operar como Táxi Aéreo.
De acordo com o Cenipa, dentre os acidentes nos anos anteriores, os principais fatores contribuintes para as quedas aeronáuticas são relacionadas a questões enfrentadas na hora da pilotagem, principalmente o "processo decisório" do piloto, caracterizado pelo Centro de Investigação como "dificuldades para perceber, analisar, escolher alternativas e agir adequadamente. Essas dificuldades podem se originar da tomada de decisão errada, demorada ou prematura, julgamentos inadequados, indecisão ou vieses."
Relembre os acidentes
2017
Em julho de 2017, um avião de modelo P28R fez uma excursão de pista durante o pouso, ou seja, saiu da pista do Aeroporto da cidade. Um dos fatores contribuintes, segundo o Cenipa, foi a pouca experiência do piloto. Ninguém ficou ferido.
2018
Em maio de 2018, um avião modelo PC12 se acidentou por uma falha técnica durante a fase de cruzeiro, ou seja, a etapa do voo que compreende o final da subida e o início da sua descida da aeronave. Ninguém se feriu.
2019
Um helicóptero, modelo R44 PR-RMZ, que levava três pessoas, caiu na manhã do dia 1° de janeiro de 2019, no bairro Itaguá, região central da cidade. A vítima fatal foi um pedestre que passava pelo local no momento da queda. Todos os ocupantes tiveram ferimentos leves.
2021
Na noite do dia 24 de novembro de 2021, um avião bimotor caiu no mar em Ubatuba. Duas das três pessoas que ocupavam a aeronave seguem desaparecidas. Apenas o corpo do piloto Gustavo Calçado Carneiro, de 27 anos, foi localizado no dia seguinte pelo Força Aérea Brasileira.
O avião, que saiu do Aeroporto de Amarais, em Campinas (SP), iria pousar no Aeroporto de Jacarepaguá, na zona oeste do Rio de Janeiro às 21h40, mas perdeu o contato com a torre.
2023
Em janeiro de 2023, um avião C170 se acidentou enquanto manobrava no Aeroporto de Ubatuba. Ele transportava apenas cargas.