Veja momento em que criança é resgatada de avião que explodiu após atravessar pista em Ubatuba
Aeronave de modelo Cessna Citation 525 CJ1 vinha de Goiás com quatro passageiros, duas crianças e um casal, que foram resgatados com vida; o piloto morreu
SBT News
Testemunhas do acidente envolvendo uma aeronave de pequeno porte em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, registraram o momento em que um dos passageiros, uma criança, é retirada dos destroços do avião e socorrida pelo Corpo de Bombeiros.
O acidente aconteceu na manhã desta quinta-feira (9), quando a aeronave de modelo Cessna Citation 525 CJ1 ultrapassou a pista da Cabeceira 09 do aeródromo de Ubatuba, cruzou a pista para veículos e explodiu na praia do Cruzeiro.
+ Veja momento em que avião explode ao atravessar pista em Ubatuba, no litoral de SP
Segundo a Prefeitura de Ubatuba, são seis vítimas, sendo que cinco delas estavam na aeronave — o piloto, um casal e duas crianças — , além de uma mulher que passava na pista de skate. Inicialmente, o governo municipal havia informado que duas pessoas haviam morrido no acidente. Às 11h23, a administração municipal corrigiu a informação para apenas a morte do piloto. Pouco depois das 13h, a administração também retificou uma informação sobre atingidos pelo avião na orla da praia: apenas uma mulher se feriu, ao contrário do dito anteriormente (três).
Os cinco feridos no acidente foram encaminhados para a Santa Casa de Ubatuba. Em nota, a instituição informou que um dos adultos está em estado grave e uma criança sob monitoramento, potencialmente grave.
A Rede VOA, concessionária que administra o aeroporto de Ubatuba, afirmou em nota que a aeronave saiu do Aeroporto Municipal de Mineiros, em Goiás, com cinco pessoas e tentou pousar no município. As condições meteorológicas eram degradadas, com chuva e pista molhada, o que fez com que a aeronave ultrapassasse a pista, atravessando o alambrado da Cabeceira 09.
De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a aeronave de modelo Cessna Citation 525 CJ1 foi fabricada em 2008, estava com o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) em dia, sem permissão para funcionar como Táxi Aéreo. O número máximo de ocupantes permitido era de 7 pessoas, sem contar o piloto.
O Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA) foi acionado e irá investigar o acidente. Os proprietários da aeronave foram identificados como Nelvo Fries e Maria Gertrudes Fries. Não se sabe se eles estavam no avião.