Avião atravessa pista e explode em Ubatuba, litoral de São Paulo; piloto morreu
Quatro passageiros e uma mulher que estava próxima à pista de skate da Praia do Cruzeiro se feriram
Emanuelle Menezes
Um avião de pequeno porte atravessou a pista do Aeroporto de Ubatuba e explodiu na Praia do Cruzeiro, litoral de São Paulo, na manhã desta quinta-feira (9). O piloto da aeronave, que ficou preso nas ferragens, morreu e cinco pessoas ficaram feridas. Câmeras de segurança flagraram o momento em que o avião atinge o solo, explode e cai na água (veja vídeo acima).
+ Veja momento em que avião explode ao cair em Ubatuba, no litoral de SP
Dois adultos e duas crianças que estavam na aeronave foram socorridos pelo Serviço de Atendimento de Urgência (Samu). São eles: a empresária e uma das donas da aeronave, Mireylle Fries, o marido dela, Bruno Almeida Souza, e os filhos do casal – Lucca Fries Almeida, de 6 anos, e Aila Fries Almeida.
Segundo a Prefeitura de Ubatuba, uma mulher que passava pelo local tentou correr e acabou se ferindo também. O piloto, Paulo Seghetto, ficou preso às ferragens, chegou a ser retirado pelo Corpo de Bombeiros, mas veio a óbito ainda no local.
De acordo com informações da Santa Casa de Ubatuba, as cinco vítimas foram levadas para o hospital. O menino, de 6 anos, foi transferido para o Hospital Regional de Caraguatatuba, enquanto os demais seguem sob os cuidados dos médicos da Santa Casa. Até o momento, não há mais informações sobre o estado de saúde dos feridos.
+ Saiba quem são os ocupantes de avião que explodiu após atravessar pista em Ubatuba (SP)
+ Saiba qual é modelo da aeronave que derrapou na pista de Ubatuba (SP)
Inicialmente, a Prefeitura de Ubatuba havia informado que duas pessoas tinham morrido no acidente. Às 11h23, a administração municipal corrigiu a informação, afirmando que a única vítima fatal foi o piloto do avião. Pouco depois das 13h, a prefeitura também retificou uma informação sobre atingidos pelo avião na orla da praia: apenas uma mulher se feriu, ao contrário do dito anteriormente (três).
Segundo a Rede VOA, concessionária que administra o Aeroporto de Ubatuba, a aeronave saiu do Aeroporto Municipal de Mineiros, em Goiás. As condições meteorológicas na cidade do litoral norte de São Paulo "eram degradadas, com chuva e pista molhada" e, após o pouso, o avião ultrapassou a pista, atravessou o alambrado, caiu na avenida e parou na praia enquanto explodia.
Segundo o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), o avião – um Cessna Citation 525 CJ1, prefixo PR-GFS, de 2008 – estava em situação normal e tinha capacidade para transportar sete passageiros. A aeronave, entretanto, estava proibida de operar como Táxi Aéreo.
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) já foi acionado para investigar as causas do acidente.