Tornado atinge município no norte do Rio Grande do Sul
Houve danos em um galpão de uma propriedade rural em Gentil; estado passa por tragédia causada por fortes chuvas
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul confirmou que houve a formação de um tornado, no sábado (11), na cidade de Gentil, no norte do estado. Esse tipo de fenômeno consiste em uma espécie de funil de ar com ventos que podem chegar a 190 km/h.
+ Governo federal transferiu R$ 53 milhões a estados em 2023 e 2024 para prevenção de enchentes
Segundo a Defesa Civil, tornados são formados a partir de nuvens de tempestade associadas à umidade em vários níveis da atmosfera, que acabam por ganhar profundidade.
"Essas condições são responsáveis por temporais, com rajadas de vento, raios, granizo e, eventualmente, tornados, como de fato ocorreu [em Gentil]. Foram reportados à Defesa Civil do estado danos em um galpão de uma propriedade rural, sem registro de feridos", pontuou o órgão. Vídeos publicados pela MetSul Meteorologia mostram o tornado na cidade gaúcha.
O Rio Grande do Sul passa por uma tragédia provocada por fortes chuvas que atingiram o estado. No início da tarde deste domingo (12), a Defesa Civil informou que há 143 mortes confirmadas e 131 pessoas desaparecidas.
As chuvas afetaram 446 municípios e 2.115.704 indivíduos. Há 81.285 pessoas em abrigos e 538.284 desalojados. O número de feridos pelos desastres é de 806.
**Com informações da Agência Brasil