Tiroteios em Vila Isabel deixam moradores em alerta no Rio de Janeiro
Confronto entre facções no Morro dos Macacos deixou uma moradora ferida; houve reforço policial na região
SBT Brasil
O bairro de Vila Isabel, na zona Norte do Rio de Janeiro, conhecido como berço do samba, vive momentos de tensão com a intensificação de conflitos entre facções criminosas. Na madrugada desta segunda-feira (6), uma moradora foi baleada dentro de casa durante um confronto armado entre traficantes rivais. A vítima foi atendida em um hospital local e já recebeu alta.
Em resposta aos tiroteios, que começaram na noite de domingo e avançaram até a madrugada de segunda, a Polícia Militar mobilizou agentes e blindados do BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais) para reforçar a segurança nos acessos ao Morro dos Macacos. Marcas de tiros foram registradas em imóveis e veículos estacionados em ruas próximas à comunidade.
+ Barbeiro é baleado durante operação policial no Rio de Janeiro
Conforme informações apuradas, há um ano a região sofre com disputas entre o Comando Vermelho, que controla o Morro São João, e o Terceiro Comando Puro, que domina o Morro dos Macacos. Nos últimos meses, essas invasões e tentativas de controle territorial se intensificaram. Imagens aéreas captadas pela polícia mostram criminosos armados circulando pelas vielas e subindo em lajes de casas.
Segundo registros, somente em 2024, ao menos 11 pessoas morreram em decorrência dos conflitos. Entre os casos mais marcantes está o ataque em agosto, que deixou cinco mortos em uma praça local. Um funcionário terceirizado da Petrobras morreu ao proteger o filho durante a troca de tiros. Dias antes, um adolescente de 13 anos, da mesma família, também havia sido morto.