Tarcísio planeja privatizar Linha 1-Azul do Metrô em 2025
Governador de São Paulo anunciou possíveis leilões durante evento no ABC paulista; conheça as linhas afetadas
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), planeja privatizar a Linha-1 Azul do Metrô em 2025. A declaração foi dada nesta segunda-feira (8), durante um evento para anunciar a elaboração de projetos para a construção da estação ABC, na Linha-10 Turquesa da CPTM, que vai funcionar no mesmo local da antiga parada Pirelli, desativada em 2006, em Santo André.
"A ideia é que ano que vem a gente possa levar a leilão a Linha 1 junto com a Linha 20", disse o governador. A Linha 20-Rosa do Metrô, que teve seu projeto anunciado em janeiro de 2024, pretende ligar a zona oeste da capital ao ABC paulista.
+ PM que agrediu jovem em estação de metrô de SP é afastado
Segundo Tarcísio, as possíveis concessões à iniciativa privada, tanto de linhas do Metrô quanto da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), fazem parte de um projeto de "repotencialização" do que já está em funcionamento no transporte público.
O político citou, ainda, outros possíveis leilões a serem realizados, sem dar mais detalhes de quando isso vai acontecer.
- A Linha 2-Verde deve ser privatizada em conjunto com a futura Linha 19-Celeste, que deve ligar o centro de São Paulo a Guarulhos;
- A Linha 3-Vermelha deve ser concedida em conjunto com a futura Linha 16-Violeta, que promete ligar a região dos Jardins, na zona oeste da capital, a Cidade Tiradentes, na zona leste;
- A Linha 10-Turquesa deve ser leiloada em 2025, em conjunto com o projeto da Linha 14-Ônix, que promete ligar Santo André, no ABC paulista, a Guarulhos.
+ Dubai será a primeira cidade do mundo a ter táxi aéreo elétrico
Além disso, em março, o governo do estado já havia anunciado que planejava realizar até o final de 2024 o leilão de privatização do pacote das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da CPTM.