PM que agrediu jovem em estação de metrô de SP é afastado
Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC) instaurou processo administrativo para apurar o caso
O policial militar flagrado agredindo uma jovem homossexual em uma estação de metrô em São Paulo foi identificado e afastado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP). O caso aconteceu na tarde de domingo (7) e foi registrado por uma testemunha.
No vídeo, a vítima aparece no chão da plataforma da estação da Luz, no centro da capital paulista. O PM e a jovem são vistos discutindo, até que, sem oferecer qualquer perigo ou resistência, rendida e argumentando com o agente, a mulher foi agredida com um forte tapa no rosto.
O agressor não se intimidou nem demonstrou preocupação com a violência mesmo com testemunhas filmando a cena. Não há informações sobre o que aconteceu antes da agressão e o que levou à discussão.
Por telefone, Rafael Calumby, coordenador de Diversidade da Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, informou que foi feito o acolhimento psicológico da vítima e que um processo administrativo foi aberto para acompanhar e aplicar a lei estadual 10.948/01, que penaliza a prática de discriminação sexual.
O coordenador também afirmou que a vítima recebe apoio dos órgãos competentes de Guarulhos, cidade na Grande São Paulo onde a jovem mora. Não há informações se um boletim de ocorrência foi registrado sobre a violência.