Sobe para 8 número de mortes no RJ em decorrência da chuva; 90 pessoas foram resgatadas com vida
Paes publicou vídeo nas redes sociais, na manhã deste sábado (23), ao lado de meteorologista, alertando população sobre a previsão do tempo para hoje
Foram registradas 8 mortes no Estado do Rio de Janeiro em decorrência das fortes chuvas desses últimos dias. A oitava morte foi confirmada na tarde deste sábado (23) pela prefeitura de Teresópolis.
Boletim divulgado na manhã deste sábado (23), pelo Comitê de Chuvas do Rio de Janeiro, informava sete mortes.
+ Prefeitura de Petrópolis decreta situação de emergência após forte temporal
Só em Petrópolis, cidade que fica na região norte do Rio, foram quatro óbitos confirmados e os bombeiros buscam por duas vítimas desaparecidas, no desabamento que ocorreu no bairro Independência, segundo a Defesa Civil do Município.
+ Vídeo: após 16h soterrada, criança é resgatada com vida de escombros de casa que desabou no RJ
Até o momento da publicação desta matéria, 90 pessoas foram resgatadas com vida, em todo o estado, desde a última quinta (21), quando as ações começaram.
Prefeito da capital, Eduardo Paes (PSD) publicou vídeo nas redes sociais, na manhã de hoje, ao lado da meteorologista Raquel Franco, alertando a população sobre a previsão do tempo para este sábado.
+ Governo faz alerta à região Sudeste sobre fortes chuvas dos próximos dias
O Comitê destacou que o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil foram acionados para atender cerca de 100 ocorrências relacionadas ao forte temporal, que gerou desabamentos e deslizamentos de terra na região.
Bombeiros militares especializados em salvamento em desastres e cães farejadores do canil do Corpo de Bombeiros do RJ foram destacados para auxiliar nas buscas.
Ocorrências registradas
De acordo com o Comitê, as ocorrências registradas incluem cortes de árvores, deslizamentos de terra, desabamentos, inundações, alagamentos, entre outros.
Paes fala sobre previsão do tempo para este sábado:
Cidades do Rio atingidas
Petrópolis
O município situado no norte do Rio de Janeiro já contabiliza 196 registros de danos por conta da chuva que assola a região, desde a última quinta (21).
O 15° Grupamento do Corpo de Bombeiros (GBM) afirmou que quatro vítimas foram resgatadas com vida, três óbitos foram registrados e os bombeiros seguem em busca de duas pessoas que desapareceram após desabamento em uma casa no bairro Independência.
Segundo boletim divulgado na manhã de hoje pela Defesa Civil do município, do total de ocorrências, 113 são de deslizamentos de terra.
A Defesa Civil informa que todos os pontos de apoio do município localizados nos primeiro, segundo e terceiro distritos encontram-se abertos desde a noite da última quinta (21) para receber a população que reside em área de risco ou que se sinta insegura em sua residência.
Os demais pontos de apoio, localizados nos quarto e quinto distritos, permanecem em sobreaviso desde a noite dessa sexta (22), em função dos baixos acumulados pluviométricos registrados nas regiões.
Recomendações:
A Defesa Civil reforça que a população das áreas de risco se mantenha em alerta, e principalmente, que não permaneça em áreas interditadas.
As autoridades também pedem para que as pessoas evitem áreas alagadas e fiquem atentas aos sinais de deslizamentos. Em caso de emergência, a população deve ligar no 199.
Arraial do Cabo
O município na Região dos Lagos do Rio teve uma vítima fatal. Um homem morreu depois de ser atingido por um raio no Pontal do Atalaia. Em Santa Cruz, Duque de Caxias, um homem se afogou após o caminhão que ele conduzia cair num rio.
Teresópolis
A cidade, que fica no interior do Rio de Janeiro, teve 2 mortes registradas e 2 pessoas foram resgatadas com vida pelos bombeiros.