Sinal 5G estará disponível para mais 395 municípios de seis estados
Operadoras poderão solicitar ativação e licenciamento a partir da próxima segunda-feira
Samir Mello
Prestadoras que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz poderão solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) o licenciamento e ativação de estações de 5G em mais 395 municípios de seis estados brasileiros a partir da próxima segunda-feira (18).
+Leia mais sobre Brasil no SBT News
A decisão foi tomada em reunião ordinária do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (GAISPI).
"Além de cumprir os prazos estabelecidos no edital do leilão 5G, o Ministério das Comunicações tem cobrado as operadoras para anteciparem os prazos e aperfeiçoarem a qualidade da cobertura em regiões que contam com problemas ou ainda seguem sem sinal", lembrou o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.
Agora, um total de 3.678 municípios estão liberados para a utilização da faixa de 3,5 GHz para o 5G, beneficiando cerca de 181,3 milhões de brasileiros, ou 85% da população. Os estados contemplados com a decisão são Bahia, Goiás, Minas Gerais, Pará, Pernambuco e Piauí.