Brasil

Setor de bares reage após mortes por metanol e aposta nas festas de fim de ano para recuperar faturamento

Com 81% dos estabelecimentos projetando crescer em 2025, empresários veem retomada da confiança após campanha de segurança

Imagem da noticia Setor de bares reage após mortes por metanol e aposta nas festas de fim de ano para recuperar faturamento
Foto: reprodução/Freepik
Publicidade

Após a retração provocada pelos casos de intoxicação por metanol, que resultaram em 15 mortes no país, bares e restaurantes começam a registrar o retorno dos clientes. O medo diminui e as tradicionais festas de confraternização de fim de ano voltam a movimentar o setor.

Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), 81% dos estabelecimentos esperam encerrar 2025 com faturamento superior ao do ano passado.

+ Ibovespa fecha em alta e bate recorde histórico pela 9ª vez seguida; dólar cai a R$ 5,34

Um estudo de uma operadora de cartões de crédito aponta que o movimento nos bares e restaurantes de São Paulo caiu quase 13% entre setembro e outubro. Mas, para os empresários, esse período ficou para trás. Agora, a expectativa é que as “festas da firma” ajudem a recuperar o prejuízo.

Após os casos de contaminação, a Abrasel lançou uma campanha para orientar donos de bares e restaurantes sobre os cuidados na compra de bebidas.

"Oferecemos treinamento para mais de 15 mil proprietários, mostrando como escolher uma bebida de forma segura — verificando a origem do fornecedor, o selo da Receita Federal, a qualidade do rótulo e desconfiando de preços muito baixos. Isso trouxe benefícios para todos”, afirma José Eduardo Camargo, líder de conteúdo da Abrasel.

Além da retomada da confiança, fatores econômicos também impulsionam o otimismo. O baixo índice de desemprego e o pagamento do décimo terceiro salário devem fortalecer ainda mais o movimento nos próximos meses.

Leia também:

+Golpe do falso consórcio de imóveis faz quase 4 mil vítimas no Brasil

+Ibovespa fecha em alta e bate recorde histórico pela 9ª vez seguida; dólar cai a R$ 5,34

+ Primeira mulher a presidir a Câmara dos EUA, Nancy Pelosi anuncia aposentadoria

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade