Sete pessoas são internadas com suspeita de intoxicação por metanol após noivado na Bahia
Casos são investigados por órgãos de saúde e segurança pública

Aratu On
Sete pessoas foram internadas no Hospital Geral Santa Tereza, no município de Ribeira do Pombal (BA), com suspeita de intoxicação por metanol. Dois deles foram transferidos para o hospital Couto Maia, em Salvador. As informações foram confirmadas pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e pela Prefeitura do município.
De acordo com os órgãos, os pacientes, dois homens e cinco mulheres, permanecem internados, em observação, e recebem assistência médica. Os protocolos assistenciais previstos para casos de intoxicação química foram acionados pela unidade hospitalar.
A Polícia Civil informou que as vítimas, que confraternizavam em uma festa de noivado, apresentaram sintomas semelhantes, como vômitos, náuseas, tonturas, sensação de desmaios, falta de ar e visão turva. A suspeita é de que eles tenham ingerido bebida alcoólica contaminada com alguma substância tóxica.
Além dos depoimentos colhidos no hospital, várias garrafas foram apreendidas no estabelecimento comercial que forneceu as bebidas, para que sejam submetidas a perícia.
Ainda segundo a Sesab, exames laboratoriais serão realizados para a confirmação do diagnóstico. Caso haja indicação médica, poderá ser administrado antídoto específico para o tratamento dos pacientes, liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O que é metanol
O que é metanol? pergunta ganhou destaque nos últimos dias após autoridades de saúde em São Paulo confirmarem mortes por intoxicação causada pela substância presente em bebidas adulteradas.
O metanol, também conhecido como álcool metílico, é um composto químico da família dos álcoois. Líquido, incolor e inflamável, tem cheiro e sabor semelhantes aos do etanol, álcool presente nas bebidas alcoólicas, o que o torna quase indetectável quando misturado a elas.
Diferentemente do etanol, o metanol é usado principalmente como insumo na indústria química, na fabricação de solventes, adesivos, pisos e revestimentos. Apesar de sua importância industrial, é altamente tóxico para o consumo humano e pode ser letal mesmo em pequenas quantidades.









