SBT Brasil completa 20 anos com histórias que marcaram vidas e inspiraram gerações
Ao longo dessas duas décadas, o SBT Brasil compartilhou vitórias com o público, mostrou injustiças e acompanhou desafios
Flavia Travassos
Natalia Vieira
Há 20 anos, no dia 15 de agosto de 2005, o SBT Brasil estreava. Às vésperas da estreia, a equipe fazia uma contagem regressiva na redação. “Nós todos do SBT estamos muito felizes e muito orgulhosos do novo jornal”, dizia Ana Paula Padrão na primeira edição. Seis dias depois, Maria Luísa — então uma menina doce e comunicativa — começava a criar uma relação especial com o telejornal.
“Eu gostava muito e falava: ‘vou lá assistir à novela’ e já pegava um pouquinho do jornal, das curiosidades que aconteciam”, relembra. As avós dela não perdiam o SBT Brasil. Foi ali que as notícias passaram a fazer parte da rotina daquela garota, que, sem perceber, criou um vínculo com o telejornalismo. Hoje ela cursa uma das maiores faculdades de comunicação do país, e sonha em ser jornalista.
+ 20 anos do SBT Brasil: história marcada por prêmios e impacto social
+ SBT Brasil completa 20 anos com série especial sobre bastidores do jornal
Ao longo dessas duas décadas, o SBT Brasil compartilhou vitórias com o público, mostrou injustiças e acompanhou desafios, como na cobertura dos primeiros casos de microcefalia no país, em 2016. Foi quando a repórter Flavia Travassos contou a história de Miriam e Maria Eduarda. Na época, a menina com microcefalia tinha acabado de ser adotada. "Foi através dessa reportagem que apareceu o juiz que até hoje ele ajuda a duda com meio salário, também duas apoiadoras, uma de São Paulo que paga o plano de duda, e outra dos Estados Unidos que compra a cadeira e a cama de Duda quando ela precisa", conta Miriam.
Em outra cobertura, o SBT Brasil ajudou a salvar a vida de Valmirio, diagnosticado com covid-19, em 2021, dias após perder o único filho por causa da doença. Ele estava à espera de vaga na rede pública. “Quarenta minutos depois que a reportagem chegou, a ambulância veio. Foi o que salvou a vida do meu marido”, conta Dona Maria, esposa dele.
O carinho do público também marca a história do telejornal. Dona Euzi e seu Roldão assistem ao SBT Brasil juntos desde a primeira edição. “O Cesar Filho eu vejo todo dia, então já tenho ele como meu amigo”, afirma Roldão. São 20 anos no ar, conquistando diferentes gerações.