SBT Brasil completa 20 anos com série especial sobre bastidores do jornal
Na primeira reportagem, Simone Queiroz relembra as vinhetas, os diferentes cenários e os profissionais que fizeram parte desta história
SBT Brasil
O SBT Brasil, principal telejornal do SBT, celebra nesta semana duas décadas de histórias, coberturas e dedicação. Desde o dia 15 de agosto de 2005, quando foi ao ar pela primeira vez com apresentação de Ana Paula Padrão, passando por Carlos Nascimento, até a chegada de César Filho, o programa ultrapassou 6.600 edições.
O telejornal traz informações de qualidade, resultado do trabalho árduo de profissionais em frente e, principalmente, atrás das câmeras. Em comemoração aos 20 anos do SBT Brasil, uma série especial começa a ser exibida, revelando os bastidores e as pessoas que ajudaram a construir essa trajetória.
Início e evolução
Antes mesmo de a primeira edição ir ao ar, o SBT Brasil já era planejado por uma equipe comprometida, que se preocupava com os mínimos detalhes, desde o conteúdo até o cenário.
Segundo os responsáveis pela concepção visual do telejornal, o objetivo do cenário sempre foi transmitir modernidade, conforto e amplitude — características que acompanham o estilo da emissora até hoje. Com o passar dos anos, o que a gente vê na tela foi sendo remodelado para incorporar novas tecnologias, destacando a evolução do jornalismo televisivo.
"A gente queria passar para o público algumas coisas: conforto, visual moderno e algo que refletisse a identidade do SBT como emissora", explica Eron Reigota, Diretor de Arte do SBT.
Ao longo dos anos, o SBT Brasil passou por diversas transformações, incluindo novas vinhetas, tecnologia de última geração e inovação na forma de contar histórias. Uma dessas vinhetas, que dura apenas alguns segundos na tela, levou cerca de dois meses para ser feita, mostrando o nível de cuidado que a equipe dedica à produção do programa.
Nos bastidores, um dos grandes desafios é a corrida contra o relógio. "Quanto mais nos aproximamos do horário de entrar no ar, mais eletrizante é o trabalho", revelou Alessandro Lefevre, atual editor-chefe do jornal, que começou na emissora como estagiário.
Profissionais que fazem a diferença
Entre as dezenas de pessoas que constroem o SBT Brasil diariamente, muitos estão na emissora desde o início, como o repórter Fábio Diamante, que é conhecido por atuar com o jornalismo investigativo. Há 20 anos no telejornal, ele relembra como o trabalho era mais desafiador sem tecnologias como o WhatsApp, que facilita o envio de informações.
"Antigamente, tinha que voltar para a redação para fechar a matéria, o que tornava tudo mais demorado", conta Diamante.
+ Nova temporada do Bake Off Brasil traz nível técnico elevado e novidades no cenário
Outro destaque é a chefia de redação, representada por Mônica Dalfonso, que começou como editora e hoje ocupa uma das funções de maior responsabilidade. "O fato do César [Filho] estar em pé na bancada e usar uma linguagem mais próxima do público é uma evolução do SBT Brasil", ressaltou.
Repórteres cinematográficos, como Ivan Flávio, têm um papel essencial no cotidiano do telejornal. Ele recordou sua primeira grande cobertura, a Copa do Mundo de 2006, na Alemanha, e elogiou a parceria com colegas ao longo desses anos.
O SBT Brasil é reconhecido por sua linguagem acessível e pelo compromisso com o público, que busca informações confiáveis e aprofundadas. Com 20 anos de história e uma equipe dedicada, o telejornal se consolida não apenas como referência na televisão aberta, mas também como um dos maiores canais de notícias no YouTube, através do SBT News.