Publicidade
Brasil

Maria Lúcia Rocha, de 15 anos, conquista ouro no Pan Júnior de skate e garante vaga no Pan 2027

Aos 15 anos, skatista gaúcha vence disputa no Paraguai e mira nova medalha nos Jogos Pan-Americanos de Lima

Imagem da noticia Maria Lúcia Rocha, de 15 anos, conquista ouro no Pan Júnior de skate e garante vaga no Pan 2027
Maria Lúcia, promessa do skate, exibe medalha | Vinícius Medeiros/Prefeitura de Canoas
Publicidade

Depois de Rayssa Leal — a “Fadinha” do skate — o Brasil vê surgir mais um grande nome da modalidade. A gaúcha Maria Lúcia Rocha, de 15 anos, conquistou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos Júnior, em Assunção, no Paraguai. O resultado garante vaga no Pan de Lima, no Peru, em 2027.

Em casa, Maria mostrou orgulhosa a nova conquista. “Eu tô me sentindo muito bem, depois de ter conquistado um dos meus objetivos, que era ganhar essa medalha de ouro no Pan-Americano”, disse a skatista.

A vitória veio na última segunda-feira (11). A disputa pela medalha de ouro foi contra a americana Poe Pinson. As duas se alternaram na liderança, até que, no final da apresentação, Maria Lúcia tirou a maior nota do dia e garantiu o título.

“Quando eu estava lá, eu estava sempre pensando no que eu ia fazer. Eu não ficava pensando nas outras competidoras, porque se eu pensasse em quem estava lá comigo, eu poderia me desconcentrar”, explicou.

Inspiração

A inspiração para seguir no esporte veio assistindo à performance de Rayssa Leal na Olimpíada de Tóquio, em 2021. As primeiras manobras foram na pista do bairro IAPI, um reduto do skate em Porto Alegre. O pai, Nilson, também skatista, acompanhou cada passo da trajetória.

“Sou até suspeito de falar porque sou pai, né? Mas o meu olhar técnico foi desde o primeiro momento em que ela subiu no skate. Quando ela deu a primeira embalada, eu vi que era diferente, era bem diferente”, lembrou.

Maria Lúcia já estava no circuito profissional quando a família passou por um desafio. A casa, em Canoas — uma das regiões mais atingidas pela enchente de 2024 — foi tomada pela água. Nilson precisou resgatar Maria e os irmãos usando uma caixa d’água.

“A água não parava de subir. Aí eu dei um jeito: botei uma caixa d’água, uma geladeira, uma prancha de surfe. Aí apareceu um amigo meu com uma prancha de surfe”, contou o pai.

Foram dias difíceis. A família ficou mais de uma semana fora de casa. “Tudo que a gente passou durante a enchente foi muito horrível. O pior momento da nossa vida”, relatou a mãe, Mara Silva Rocha. Questionada se já conseguiram se reerguer, respondeu: “Ainda não. Mas, com essa vitória da Maria, deu uma esperança em nós”.

De volta às pistas, o objetivo agora é conquistar medalha nos Jogos Pan-Americanos de 2027. “Agora é focar mais nos meus treinos, pra eu poder chegar em Lima mais forte e melhor do que eu já tô”, afirmou Maria Lúcia.

+ Comitê da Internet divulga 10 princípios para regulação das redes sociais no Brasil

Publicidade

Assuntos relacionados

Skate
Esporte
Competição
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade