RS retoma aulas em regiões menos afetadas pelas enchentes
Atividades estavam suspensas desde a última quinta-feira (2); confira lista
O governo do Rio Grande do Sul retoma, a partir desta terça-feira (7), as aulas na rede estadual de ensino nas regiões menos afetadas pelas enchentes. As atividades estavam suspensas desde a última quinta-feira (2), quando o estado decretou estado de calamidade pública. Ao todo, 700 mil alunos foram impactados pela medida.
+ Veja o antes e depois de lugares do Rio Grande do Sul após as chuvas
Estão na lista de volta às aulas as coordenadorias de Uruguaiana, Osório, Erechim, Rio Grande, Palmeira das Missões, Três Passos, São Luiz Gonzaga, São Borja e Ijuí. Em Porto Alegre e nas coordenadorias que abrangem as regiões de São Leopoldo, Estrela, Guaíba, Cachoeira do Sul e Canoas, por outro lado, ainda não há previsão de retorno.
Como muitas escolas foram danificadas pelas chuvas, a Secretaria de Educação informou que irá monitorar, juntamente com a Secretaria de Obras Públicas, a situação nas unidades. O mesmo será feito por docentes e equipes diretivas, que estarão reunidos para atividades de planejamento e alinhamento das orientações para a retomada dos estudos.
A situação no Rio Grande do Sul continua trágica. Um último balanço da Defesa Civil apontou para 85 mortos, 339 feridos e 134 desaparecidos em decorrência das chuvas. Ao todo, 1,178 milhão de pessoas foram afetadas em 385 cidades, sendo que 47,6 mil moradores estão desabrigados e 153,8 mil, desalojados.
+ Governo planeja envio de R$ 1,06 bi em emendas para apoio ao Rio Grande do Sul
Na segunda-feira (6), a Câmara aprovou a proposta do governo federal para acelerar os repasses financeiros ao Rio Grande do Sul. Governos internacionais, como da Argentina, Venezuela, Portugal e Itália ofereceram ajuda ao estado, assim como o Uruguai, que já enviou lanchas e helicópteros para auxiliar no resgate de moradores.