Publicidade
Brasil

RS deve enfrentar temporal no final de semana; veja a previsão do tempo para as capitais

Volta de fortes chuvas é causada pelo encontro de uma massa de ar quente com a chegada de uma frente fria; centro-oeste tem onda de calor

Imagem da noticia RS deve enfrentar temporal no final de semana; veja a previsão do tempo para as capitais
Gaúchos são orientados durante temporal | Reprodução / Poa
Publicidade

O Rio Grande do Sul deve enfrentar fortes chuvas a partir de sexta-feira (14) a domingo (16), segundo previsão da Climatempo. Norte e Nordeste do país também serão atingidos no fim de semana.

No sul, o que explica a volta de temporais é uma massa de ar quente com a chegada de uma frente fria que vem com ventos fortes, deixando a atmosfera instável na região

Lagoa dos Patos, Região Metropolitana de Porto Alegre, os Vales e Região Central devem ser impactados por um volume de chuva entre 50 mm e 150m.

Climatempo prevê temporal no Rio Grande do Sul | Reprodução / Climatempo
Climatempo prevê temporal no Rio Grande do Sul | Reprodução / Climatempo

De acordo com a previsão, a chuva deve ocorrer em um curto período, não sendo persistente e volumosa. Mas, o cenário climático instável deve durar pelos próximos 18 dias.

"A situação ainda preocupa devido aos episódios recentes de chuva extrema que o estado tem enfrentado", diz a Climatempo.

Capitais com previsão de chuva

No sábado (15), Salvador, Aracaju, Maceió, Recife, João Pessoa, Natal, Fortaleza, São Luís, Belém, Macapá, Manaus, Porto Alegre e Boa Vista devem enfrentar pancadas de chuva com céu nublado

No domingo, o número de capitais diminui, mas serão afetadas Salvador, Recife, João Pessoa, Natal, Belém, Macapá, Manaus, Boa Vista, além da capital gaúcha.

Onda de calor e baixa umidade

A região centro-oeste do país ainda é dominada por uma onda de calor. Os estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná devem ter temperaturas 5ºC acima da média nos próximos três dias, segundo o Inmet. A estes três estados se somam Minas Gerais, Tocantins, Roraima, Maranhão e Piauí, atingidos por baixa umidade.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade