Rodrigo Bocardi foi demitido por questão de compliance; entenda o que é
Segundo artigo, termo ganhou destaque no Brasil especialmente após operação Lava Jato

Wagner Lauria Jr.
O apresentador e jornalista Rodrigo Bocardi foi demitido da TV Globo, nessa quinta-feira (30), após 25 anos de atuação na empresa. A emissora informou que a decisão de desligá-lo foi motivada pelo descumprimento de "normas éticas", relacionadas a questões de compliance da empresa.
Segundo um artigo do Jusbrasil publicado pelo escritório de advocacia Terino e Barros Advogados Associados, para a realidade trabalhista o compliance é um documento capaz de determinar os tipos de atitudes inadmissíveis para a empresa, que também deve estar em consonância com a legislação brasileira, e prever as sanções (punições) possíveis.
Com o empregado tendo conhecimento das regras e assinando o documento, em caso de violação a empresa poderá efetuar a demissão por justa causa, por exemplo, segundo o texto.
Além disso, na visão do advogado Ronald Adomaitis da Silva, o compliance é cada vez mais visto como uma ferramenta estratégica essencial no combate ao assédio moral e sexual nas empresas e na administração pública brasileira.
Termo ganhou destaque no Brasil após operação Lava Jato
Um artigo publicado no repositório do Insper aponta que o termo ganhou destaque no Brasil especialmente após a vigência da Lei Anticorrupção Brasileira e o início da operação Lava Jato, ambos em 2014.
Desde então, segundo o documento, as empresas vêm se mostrando cada vez preocupadas em "garantir a integridade em suas operações".
No caso de Bocardi, a Globo não comentou o motivo exato que levou à demissão do apresentador.
"É conhecimento de todos, a empresa não comenta decisões de compliance", finaliza a emissora em nota.









