Brasil

Rio, Ubatuba e Porto de Galinhas lideram procuras para o feriado da Consciência Negra

Data será comemorada na quinta-feira (20), proporcionando uma folga prolongada para alguns trabalhadores

Imagem da noticia Rio, Ubatuba e Porto de Galinhas lideram procuras para o feriado da Consciência Negra
Movimento do feriadão tende a manter aquecido o mercado aéreo no país | Pexels
Publicidade

O feriado nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, irá movimentar os aeroportos e rodoviárias pelo Brasil. Isso porque a data, marcada para refletir sobre a luta contra o racismo, pode gerar um feriado prolongado para alguns trabalhadores, já que cairá numa quinta-feira.

Entre os cinco destinos brasileiros mais buscados por viajantes nacionais para o feriado, segundo a Booking.com, está o Rio de Janeiro (RJ), que aparece na liderança com 20% de aumento nas buscas em relação ao mesmo período do ano passado. Em seguida estão Ubatuba (SP), com 2%; Porto de Galinhas (PE), que registrou 40%.

Veja os 5 destinos mais buscados:

  • Rio de Janeiro, RJ
  • Ubatuba, SP
  • Porto de Galinhas, PE
  • São Paulo, SP
  • Maceió, AL

O movimento do feriadão tende a manter aquecido o mercado aéreo no país, que exibe indicadores positivos. Segundo dados do Ministério do Turismo, o setor bateu um novo recorde em setembro, atingindo a marca de 8,5 milhões de passageiros transportados em voos domésticos — melhor resultado para o mês desde o início da série história, em 2000. Essa é a 13ª alta consecutiva do setor.

Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra marca a morte de Zumbi dos Palmares, líder do maior quilombo da América Latina e uma das principais lideranças na luta contra a escravidão e as desigualdades raciais no século XVII. A data é usada para refletir sobre a luta da comunidade negra contra a opressão e as desigualdades.

+ Entenda em 8 pontos a importância do Dia da Consciência Negra

Em 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aprovou a lei que torna a data um feriado nacional. Até então, a data era considerada feriado em apenas seis estados, sendo São Paulo, Rio de Janeiro, Amapá, Alagoas, Mato Grosso e Amazonas, e em cerca de 1,2 mil cidades. A mudança visa valorizar a história das raízes culturais da população brasileira.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade