Rio de Janeiro bate novo recorde histórico com sensação térmica de 62,5°C
São Paulo também registrou a maior temperatura do ano, com os termômetros atingindo a marca de 34,7ºC
A cidade do Rio de Janeiro registrou sensação térmica de 62,3°C, na manhã deste domingo (17). A marca representa o novo recorde histórico da capital desde o início da medição de temperatura pelo Sistema Alerta Rio.
O recorde anterior foi registrado neste sábado (16), com 60,1ºC, ultrapassando a marca de novembro de 2023, quando a sensação foi de 59,7°C.
+ Rio de Janeiro registra recorde histórico com sensação térmica acima de 60°C
A maior sensação térmica, novamente, foi medida em Guaratiba, na zona oeste da cidade.
São Paulo registra a maior temperatura do ano
Os termômetros atingiram a marca de 34,7ºC na capital paulista. Além disso, a cidade registrou, neste domingo, o recorde de temperatura para o mês de março, desde o início da medição feita pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em 1943.
Cuidados no calor
Em meio ao forte calor, especialistas alertam para perigos à saúde, sobretudo para pessoas vulneráveis. A recomendação é evitar a exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h, manter a hidratação, usar roupas leves e utilizar protetor solar. Veja outras dicas:
- Busque abrigo em locais com sombra;
- Evite o consumo de bebidas alcoólicas;
- Faça exercícios físicos nos horários em que o sol não esteja tão forte;
- Prefira uma alimentação leve, sem gorduras ou frituras;
- Esteja atento aos sinais de exaustão e insolação, como tonturas e náuseas, e busque assistência médica se necessário.
Em caso de insolação, que ocorre devido ao superaquecimento do corpo, geralmente causado pela exposição prolongada ao sol ou esforço físico em altas temperaturas, a recomendação é colocar os pés para o alto e usar bolsas de gelo nas axilas, atrás da nuca e na virilha. Refrescar o corpo pulverizando água também pode ajudar.