Publicidade
Brasil

Rio de Janeiro registra recorde histórico com sensação térmica acima de 60°C

Para o domingo (17), a previsão é de mais calor, com máxima de 42,5°C e mínima de 24°C

Imagem da noticia Rio de Janeiro registra recorde histórico com sensação térmica acima de 60°C
Publicidade

A cidade do Rio de Janeiro registrou sensação térmica de 60,1°C, na manhã deste sábado (16), registrando o recorde histórico da capital, de acordo com o Sistema Alerta Rio.

+ Leia mais notícias do SBT News

A sensação térmica recorde foi medida em Guaratiba, na zona oeste da cidade. A marca anterior era de novembro de 2023, com 59,7°C.

Para o domingo (17), a previsão é de mais calor, com máxima de 42,5°C e mínima de 24°C. Não há expectativa de chuva.

Onda de calor no país

O Inmet emitiu, na quinta-feira (14), alerta vermelho (de grande perigo) para onda de calor em cinco estados brasileiros. São eles: Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. No caso de Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro, há "potencial perigo" para elevação de temperaturas. O aviso vale até este sábado (16).

Ao todo, 1.066 municípios desses estados poderão ser atingidos pelo aumento de temperatura, que começou às 14h de quinta-feira (14) e deverá continuar até as 18h de sábado (16).

Cuidados no calor

Em meio ao forte calor, especialistas alertam para perigos à saúde, sobretudo para pessoas vulneráveis. A recomendação é evitar a exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h, manter a hidratação, usar roupas leves e utilizar protetor solar. Veja outras dicas:

  • Busque abrigo em locais com sombra;
  • Evite o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Faça exercícios físicos nos horários em que o sol não esteja tão forte;
  • Prefira uma alimentação leve, sem gorduras ou frituras;
  • Esteja atento aos sinais de exaustão e insolação, como tonturas e náuseas, e busque assistência médica se necessário.

Em caso de insolação, que ocorre devido ao superaquecimento do corpo, geralmente causado pela exposição prolongada ao sol ou esforço físico em altas temperaturas, a recomendação é colocar os pés para o alto e usar bolsas de gelo nas axilas, atrás da nuca e na virilha. Refrescar o corpo pulverizando água também pode ajudar.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade