Alerta vermelho: cinco estados poderão ter onda de calor perigosa, diz Inmet
Entenda o que é uma onda de calor e como se proteger das altas temperaturas
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta quinta-feira (14), alerta vermelho para onda de calor em cinco estados brasileiros. São eles: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. O aviso vale até sábado (16).
+ Nova onda de calor chega ao Brasil com temperaturas até 10ºC acima do normal
Segundo o Google Trends, pessoas que estão nesses locais são as que mais apresentam interesse de busca pelo assunto, que está em alta no Google.
O Inmet também emitiu alerta laranja para temporais em 15 estados e o Distrito Federal: Amazonas, Maranhão, Alagoas, Bahia, Espirito Santo, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe, Amapá, Ceará, Goiás, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Sul e Tocantins.
A menor temperatura deve ser registrada em Curitiba e Belo Horizonte. As cidades estão com previsão de miníma de 19ºC. Já a maior deve acontecer em Boa Vista, com máxima de 39ºC.
O que é uma onda de calor?
Segundo a Climatempo, uma onda de calor "é caracterizada por uma sequência de dias ou até semanas, onde as temperaturas em uma região, relativamente ampla, fica muito acima da média que seria normal para uma determinada época - em torno de 5°C ou mais acima da média, em uma área ampla".
Elas são geradas por bloqueios atmosféricos por grandes sistemas de alta pressão atmosférica. "Uma alta pressão causa um forte movimento de ar de cima para baixo chamado de subsidência. A subsidência deixa o ar seco e a redução da umidade do ar inibe o crescimento das nuvens e diminui a chance de chover. Além disso, a alta pressão atmosférica naturalmente comprime o ar próximo da superfície, fazendo o ar esquentar mais", acrescenta a Climatempo.
Como se proteger?
Em meio ao forte calor, os especialistas alertam para perigos à saúde, sobretudo para pessoas vulneráveis, como enfermos e idosos. A recomendação é evitar a exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h, manter a hidratação, usar roupas leves e utilizar protetor solar. Também é orientado que as pessoas não fiquem em carro estacionado sob o sol.
Em caso de insolação, que ocorre devido ao superaquecimento do corpo, geralmente causado pela exposição prolongada ou esforço físico em altas temperaturas, a recomendação é colocar os pés para o alto e usar bolsas de gelo nas axilas, atrás da nuca e na virilha. Refrescar o corpo com uma esponja ou pulverizando água também pode ajudar.