Receita Federal apreende 91 milhões de litros de combustível em 2 navios vindos do exterior
Carga, avaliada em mais de R$ 290 milhões, tinha como destino os estados de São Paulo e Rio de Janeiro

Antonio Souza
A Receita Federal, com apoio da Marinha do Brasil, apreendeu, nesta sexta-feira (26), cerca de 91 milhões de litros de óleo diesel importado e 115 toneladas de insumos químicos transportados em mais de dois navios. A carga, avaliada em mais de R$ 290 milhões, tinha como destino os estados de São Paulo e Rio de Janeiro.
A ação marca a segunda fase da Operação Cadeia de Carbono, deflagrada na última semana, quando outros dois navios já haviam sido retidos em situação semelhante na região do Rio de Janeiro.
+ Fábrica de cigarros é interditada em Pernambuco por produção irregular e suspeita de fraude
Segundo as investigações, pequenas empresas estariam sendo utilizadas como laranjas para ocultar práticas de lavagem de dinheiro, evasão de divisas e sonegação fiscal.
A operação também contou com o apoio da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) que foi a uma refinaria para verificar se ela está funcionando dentro das regras e cumprindo a determinação de reservar parte de sua estrutura para que diferentes distribuidoras possam atuar.
+ CNI apoia operações do governo contra mercado ilegal: "Atividades fomentam crime organizado"
Em comunicado, a Receita Federal explicou que esse tipo de fiscalização serve para garantir que a importação e a venda de combustíveis sigam as normas. O objetivo é manter a concorrência justa entre as empresas, proteger a arrecadação de impostos e assegurar que o comércio exterior brasileiro seja transparente.
O órgão ressaltou ainda que continuará atuando com rigor contra importações irregulares de combustíveis, evitando prejuízos e riscos que essas práticas podem trazer ao país.