Quem era Washington Olivetto, publicitário premiado que morreu no Rio
Gênio da publicidade criou peças que marcaram história no Brasil, como 'Garoto Bombril', 'Primeiro Sutiã' da marca Valisère, e o filme 'Hitler'
Um dos ícones da publicidade mundial, com peças premiadas internacionalmente e indicado como um dos maiores criativos do país - se não o maior - são algumas das características atribuídas ao publicitário Washington Olivetto, que morreu neste domingo (13), aos 73 anos.
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Ele foi o responsável por criar algumas das principais campanhas publicitárias no Brasil, como os comerciais da marca Bombril, que ganharam destaque na década de 1990.
As peças tinham como protagonista o ator Carlos Moreno, que ficou conhecido como "Garoto Bombril". Ele também criou anúncio para outras marcas da própria companhia.
No cenário internacional, Olivetto ganhou destaque ao produzir o filme Meu Primeiro Sutiã, de Valisère, criado em 1987. A peça destaca a transição das mulheres para a vida adulta e ficou entre os 100 comerciais mais influentes de todos os tempos.
Na vasta lista de produções, Olivetto ainda teve protagonismo ao criar o filme ‘Hitler”, um comercial feito para o jornal Folha de S.Paulo em 1989, em que conta impactos positivos de ações de Adolf Hitler para a economia alemã - sem citar quem era. Ao revelar ser Hitler, a peça afirma: “É possível contar um monte de mentiras dizendo só a verdade”. Em uma campanha para leitura do jornal.
Entrevista ao SBT
Em outubro de 2020, enquanto morava em Londres, na Inglaterra, Olivetto foi entrevistado no programa Poder em Foco. À época, ele fez uma análise da forma utilizada por governos para comunicar sobre a pandemia de covid-19.
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"É o momento para informar, não para persuadir. E, na maioria dos países, os políticos se preocupam mais em se vender ao invés de informar. Esse é o momento para informação", afirmou, à época. Assista: