Washington Olivetto, ícone da publicidade e criador do 'Garoto Bombril', morre aos 73 anos
Publicitário foi um dos maiores nomes da área; entre criações, está o movimento que ficou conhecido como Democracia Corintiana
Morreu neste domingo (13), aos 73 anos, o publicitário Washington Olivetto. Ele estava internado no Hospital Copa Star, no Rio de Janeiro, e a morte foi confirmada pela própria unidade de saúde, que se solidarizou com a família e amigos pela "irreparável perda".
+Quem era Washington Olivetto, publicitário premiado que morreu no Rio
Horas após o anúncio, uma mensagem foi divulgada pelo perfil de Olivetto em redes sociais. A publicação agradecia as ações do publicitário enquanto em vida, além de lembrar do aspecto pessoal, como marido, pai e avô.
"É com muita alegria que celebramos a vida do maior publicitário do mundo. Do mais generoso dos amigos. Do mais brilhante dos brasileiros. Do mais fiel dos corintianos. Do mais maravilhoso marido, pai e avô. O melhor Washington Olivetto de todos os tempos. Obrigado, obrigado, obrigado", diz a publicação.
Trajetória
Washington Olivetto nasceu em 29 de setembro de 1951, em São Paulo. Cursou faculdade de publicidade na Fundação Armando Álvares Penteado (Faap). Em 1978, criou o "Garoto Bombril". Na década de 80, foi um dos criadores do movimento que ficou conhecido como Democracia Corintiana, além de ter criado a peça publicitária "O Primeiro Sutiã" para a Valisère.
Em sua trajetória, conquistou mais de 50 Leões no Festival de Publicidade de Cannes, na categoria filmes, e foi o único latino-americano a ganhar um Clio em 2001. Chegou a ser nomeado um dos 25 publicitários-chave do mundo pela revista britânica Media International e eleito duas vezes o publicitário do século pela Associação Latino-Americana de Agências de Publicidade (Alap) e pelo site de notícias Monitor Mercantil.
Foi nomeado vencedor do "2014 Clio Lifetime Achievement Award" e, em 2015, foi escolhido como o primeiro anglo-saxão da história a entrar para o "Creative Hall of Fame" (Hall da Fama Criativo), da ONG americana The One Club.
O Corinthians lamentou a morte, cuja causa não foi informada pelo hospital. "Um dos ícones da publicidade, herdou a paixão pelo Corinthians de seu tio Armando. Olivetto foi vice-presidente de Marketing do Clube e além de ser um dos fundadores do movimento Democracia Corinthians. Autor dos livros 'Corinthians x Outros' e 'Corinthians - É Preto no Branco'", ressaltou o clube, que ainda se solidarizou com a família "nesse momento de dor".