Brasil

Queda de avião em SP: Piloto teria pedido “retorno imediato” ao aeroporto logo após decolagem

Aeronave caiu no bairro da Barra Funda, na sexta (7); duas pessoas morreram

Imagem da noticia Queda de avião em SP: Piloto teria pedido “retorno imediato” ao aeroporto logo após decolagem

O piloto do avião que caiu no bairro da Barra Funda, em São Paulo (SP), na manhã desta sexta-feira (7), pediu à torre de controle “retorno imediato” ao Aeroporto do Campo de Marte logo após a decolagem, segundo informações de um colega que estava na pista do aeródromo, aguardando autorização para levantar voo, e acompanhou a conversa entre a equipe e o comandante Gustavo Medeiros pelo rádio.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

“Estou no ponto de espera ainda, o cara [Medeiros] decolou na minha frente. Estou no ponto de espera aguardando. Estou aguardando aqui. Já faz uns 15 minutos ou 20 que estou parado aqui, que a torre mandou aguardar, né? Ele [Medeiros] não declarou emergência, ele falou: ‘torre, solicito retorno imediato, fox-echo-mike [FEM, o prefixo da aeronave], aí não falou mais nada. E a torre tentou chamar ele, tentou chamar ele, mas nada. Logo vi a fumaça, decolaram os helicópteros aqui já... complicado. Que triste”, diz o piloto, em um áudio enviado pelo WhatsApp. O nome do autor da mensagem não foi divulgado.

Em nota, a assessoria do Aeroporto do Campo de Marte afirmou que “informações sobre a torre de controle devem ser requisitadas às autoridades aeronáuticas”. A Força Aérea Brasileira (FAB) não se pronunciou sobre o caso.

O acidente

O avião King Air F90 caiu na pista da Avenida Marquês de São Vicente. Medeiros e o dono da aeronave, o advogado Márcio Louzada Carpena, únicos a bordo, morreram no local do acidente. Seis pessoas que estavam próximas à queda ficaram feridas. Todas sofreram ferimentos leves e passam bem.

Ao colidir na pista, o avião foi consumido por chamas, que atingiram um ônibus no local. Os ocupantes do coletivo conseguiram escapar sem ferimentos. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) e a FAB investigam o caso.

Assuntos relacionados

Avião
Queda de avião

Últimas Notícias