Primeira onda de frio de 2026: até quando o ar polar derruba as temperaturas no Brasil?
Onda de frio começou na semana passada e ainda mantém madrugadas geladas em várias regiões do Brasil
Naiara Ribeiro
11/05/2026, 09:19 • Atualizado em 11/05/2026, 09:19
compartilhar
Frio | Reprodução Marcelo Camargo/Agência Brasil
A primeira onda de frio de 2026 continua provocando queda nas temperaturas em várias regiões do Brasil nesta segunda-feira (11). A massa de ar polar, que começou a avançar pelo país na última sexta-feira (8), já é a mais intensa do ano até agora.
Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.
O frio derrubou as temperaturas nos três estados do Sul, onde as madrugadas seguem geladas, com geada e marcas abaixo de 0°C em algumas cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O ar frio também avançou sobre áreas do Sudeste, Centro-Oeste e Norte do país.
Os efeitos da massa de ar polar são sentidos em São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rondônia, Acre e no sul do Amazonas, onde ocorre a primeira friagem de 2026.
A previsão, segundo a Climatempo, é de que o frio continue forte até quarta-feira (13) em grande parte do centro-sul do Brasil. Ao longo da quarta-feira, a massa de ar polar começa a avançar para o oceano, permitindo a elevação gradual das temperaturas.
Mesmo com a perda de força do ar polar, as manhãs ainda devem seguir frias em parte do Sul e do Sudeste na quarta e na quinta-feira (14).
Por que esta onda de frio é tão intensa?
O sistema que atua sobre o Brasil é uma massa de ar polar continental. Isso significa que o ar gelado avançou pelo interior da América do Sul antes de chegar ao país.
Esse tipo de massa de ar frio costuma provocar temperaturas mais baixas e atingir áreas maiores do Brasil. Além disso, o frio permanece por mais tempo, aumentando o risco de geada no Sul e em áreas do Sudeste e do Centro-Oeste.
Durante o fim de semana, a onda de frio provocou condições para precipitação invernal nas áreas mais altas das serras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, especialmente em regiões acima de 1.500 metros de altitude.
Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná seguem com os maiores impactos da onda de frio. As madrugadas continuam geladas, com temperaturas abaixo de 10°C de forma ampla, inclusive nas regiões metropolitanas de Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba.
Há risco de geada nos três estados até quarta-feira (13), com possibilidade de maior intensidade nas áreas de serra e no interior.
Região Sudeste
Em São Paulo, o frio mais intenso ocorre entre esta segunda-feira (11) e terça-feira (12), incluindo a Grande São Paulo. Algumas cidades do interior podem registrar temperaturas entre 0°C e 5°C.
Minas Gerais e Rio de Janeiro também sentem os efeitos da massa de ar polar, especialmente no Sul de Minas, Zona da Mata, Serra Fluminense e Grande Rio. No Espírito Santo, o frio é mais moderado.
Mato Grosso do Sul segue com temperaturas baixas e possibilidade de geada no sul do estado. Campo Grande também registra manhãs frias.
Em Mato Grosso e Goiás, a queda de temperatura ocorre principalmente entre segunda e terça-feira, inclusive em Cuiabá.
Região Norte
Rondônia, Acre e o sul do Amazonas registram friagem até quarta-feira (13). O ar polar provoca queda nas temperaturas principalmente durante as madrugadas e no começo das manhãs.
Primeira onda de frio de 2026: até quando o ar polar derruba as temperaturas no Brasil?Onda de frio começou na semana passada e ainda mantém madrugadas geladas em várias regiões do BrasilBrasil2026-05-11T09:19:24.148ZA primeira onda de frio de 2026 continua provocando queda nas temperaturas em várias regiões do Brasil nesta segunda-feira (11). A massa de ar polar, que começou a avançar pelo país na última sexta-feira (8), já é a mais intensa do ano até agora. O frio derrubou as temperaturas nos três estados do Sul, onde as madrugadas seguem geladas, com geada e marcas abaixo de 0°C em algumas cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O ar frio também avançou sobre áreas do Sudeste, Centro-Oeste e Norte do país. Os efeitos da massa de ar polar são sentidos em São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rondônia, Acre e no sul do Amazonas, onde ocorre a primeira friagem de 2026. Até quando o frio continua? A previsão, segundo a Climatempo, é de que o frio continue forte até quarta-feira (13) em grande parte do centro-sul do Brasil. Ao longo da quarta-feira, a massa de ar polar começa a avançar para o oceano, permitindo a elevação gradual das temperaturas. Mesmo com a perda de força do ar polar, as manhãs ainda devem seguir frias em parte do Sul e do Sudeste na quarta e na quinta-feira (14). Por que esta onda de frio é tão intensa? O sistema que atua sobre o Brasil é uma massa de ar polar continental. Isso significa que o ar gelado avançou pelo interior da América do Sul antes de chegar ao país. Esse tipo de massa de ar frio costuma provocar temperaturas mais baixas e atingir áreas maiores do Brasil. Além disso, o frio permanece por mais tempo, aumentando o risco de geada no Sul e em áreas do Sudeste e do Centro-Oeste. Há chance de neve? Durante o fim de semana, a onda de frio provocou condições para precipitação invernal nas áreas mais altas das serras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, especialmente em regiões acima de 1.500 metros de altitude. Esse tipo de fenômeno pode ocorrer em situações de frio intenso, quando a temperatura fica próxima ou abaixo de 0°C. Nestas condições, a chuva pode congelar antes de chegar ao solo ou até cair na forma de neve em pontos isolados, Onde o frio é mais intenso? Região Sul Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná seguem com os maiores impactos da onda de frio. As madrugadas continuam geladas, com temperaturas abaixo de 10°C de forma ampla, inclusive nas regiões metropolitanas de Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba. Há risco de geada nos três estados até quarta-feira (13), com possibilidade de maior intensidade nas áreas de serra e no interior. Região Sudeste Em São Paulo, o frio mais intenso ocorre entre esta segunda-feira (11) e terça-feira (12), incluindo a Grande São Paulo. Algumas cidades do interior podem registrar temperaturas entre 0°C e 5°C. Minas Gerais e Rio de Janeiro também sentem os efeitos da massa de ar polar, especialmente no Sul de Minas, Zona da Mata, Serra Fluminense e Grande Rio. No Espírito Santo, o frio é mais moderado. Região Centro-Oeste Mato Grosso do Sul segue com temperaturas baixas e possibilidade de geada no sul do estado. Campo Grande também registra manhãs frias. Em Mato Grosso e Goiás, a queda de temperatura ocorre principalmente entre segunda e terça-feira, inclusive em Cuiabá. Região Norte Rondônia, Acre e o sul do Amazonas registram friagem até quarta-feira (13). O ar polar provoca queda nas temperaturas principalmente durante as madrugadas e no começo das manhãs. São PauloSPSudestehttps://sbtnews.sbt.com.br/noticia/brasil/primeira-onda-de-frio-de-2026-ate-quando-o-ar-polar-derruba-as-temperaturas-no-brasil
Congresso vazio trava pautas: 6x1, maioridade e misoginia
Pré-recesso, pressão econômica e disputa política travam pautas como o fim da escala 6x1, a redução da maioridade penal e a criminalização da misoginia