SC tem primeiro registro de neve no ano e temperaturas negativas
Cidade de Urupema chegou a -1,1ºC no domingo (10); frio deve continuar nesta semana
S
SBT News, SCC10
11/05/2026, 06:08 • Atualizado em 11/05/2026, 06:08
compartilhar
SC tem primeiro registro de neve no ano | Divulgação/Coordenadoria Regional de Defesa Civil de Lages
Cidades de Santa Catarina registraram neve pela primeira vez em 2026. O fenômeno ocorreu entre a noite de sábado (9) e a madrugada de domingo (10), quando os termômetros atingiram temperaturas negativas – impulsionadas pela passagem de uma massa de ar polar pelo sul do Brasil.
Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.
A frente fria já mantinha as temperaturas baixas no Grande Oeste e nos Planaltos. No sábado, a massa de ar polar provocou chuva em praticamente todas as regiões e favoreceu a precipitação invernal nas áreas mais elevadas da Serra, com registros isolados de chuva congelada e, ao fim do dia, de chuva congelada misturada a flocos de neve.
No domingo, a serra catarinense acordou com termômetros abaixo de zero. Urupema registrou -1,1°C, Urubici chegou a -0,5°C e São Joaquim marcou 0,3°C. O cenário havia sido antecipado pela Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SPDC), que emitiu avisos desde quinta-feira (7), prevendo as condições de frio intenso.
Segundo os meteorologistas da SPDC, os fenômenos ocorreram de forma pontual e em pequena quantidade, pois as temperaturas ainda não estavam suficientemente baixas e os ventos nas áreas mais elevadas permaneciam intensos. Foi justamente o vento que impediu a formação de geada, favorecendo em seu lugar o sincelo.
Temperaturas seguem baixas no início da semana
O pico do frio intenso está previsto para a madrugada de segunda-feira (11), quando as temperaturas negativas devem atingir uma área ainda maior, abrangendo o Meio-Oeste, o Planalto Sul, o Planalto Norte e a Grande Florianópolis Serrana, onde os termômetros podem se aproximar de -5°C. No Litoral e nas demais regiões do estado, as mínimas devem variar entre 3°C e 6°C, com pontos isolados próximos de 0°C no Oeste.
Até terça-feira (12), o frio segue intenso em todo o estado, com temperaturas abaixo de zero entre o Grande Oeste e os Planaltos, favorecendo a formação de geada ampla, especialmente nas áreas de serra.
Diante do cenário, a Defesa Civil reforça a necessidade de atenção com pessoas em situação de vulnerabilidade, como idosos, crianças e pessoas em situação de rua, devido às baixas temperaturas. Também é necessário cautela nas vias com histórico de congelamento de pistas, especialmente nas regiões serranas.
SC tem primeiro registro de neve no ano e temperaturas negativasCidade de Urupema chegou a -1,1ºC no domingo (10); frio deve continuar nesta semanaBrasil2026-05-11T06:08:00.000ZCidades de Santa Catarina registraram neve pela primeira vez em 2026. O fenômeno ocorreu entre a noite de sábado (9) e a madrugada de domingo (10), quando os termômetros atingiram temperaturas negativas – impulsionadas pela. A frente fria já mantinha as temperaturas baixas no Grande Oeste e nos Planaltos. No sábado, a massa de ar polar provocou chuva em praticamente todas as regiões e favoreceu a precipitação invernal nas áreas mais elevadas da Serra, com registros isolados de chuva congelada e, ao fim do dia, de chuva congelada misturada a flocos de neve. No domingo, a serra catarinense acordou com termômetros abaixo de zero. Urupema registrou -1,1°C, Urubici chegou a -0,5°C e São Joaquim marcou 0,3°C. O cenário havia sido antecipado pela Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SPDC), que emitiu avisos desde quinta-feira (7), prevendo as condições de frio intenso. Segundo os meteorologistas da SPDC, os fenômenos ocorreram de forma pontual e em pequena quantidade, pois as temperaturas ainda não estavam suficientemente baixas e os ventos nas áreas mais elevadas permaneciam intensos. Foi justamente o vento que impediu a formação de geada, favorecendo em seu lugar o sincelo. Temperaturas seguem baixas no início da semana O pico do frio intenso está previsto para a madrugada de segunda-feira (11), quando as temperaturas negativas devem atingir uma área ainda maior, abrangendo o Meio-Oeste, o Planalto Sul, o Planalto Norte e a Grande Florianópolis Serrana, onde os termômetros podem se aproximar de -5°C. No Litoral e nas demais regiões do estado, as mínimas devem variar entre 3°C e 6°C, com pontos isolados próximos de 0°C no Oeste. Até terça-feira (12), o frio segue intenso em todo o estado, com temperaturas abaixo de zero entre o Grande Oeste e os Planaltos, favorecendo a formação de geada ampla, especialmente nas áreas de serra. Diante do cenário, a Defesa Civil reforça a necessidade de atenção com pessoas em situação de vulnerabilidade, como idosos, crianças e pessoas em situação de rua, devido às baixas temperaturas. Também é necessário cautela nas vias com histórico de congelamento de pistas, especialmente nas regiões serranas.São PauloSPSudestehttps://sbtnews.sbt.com.br/noticia/brasil/sc-tem-primeiro-registro-de-neve-no-ano-e-temperaturas-negativas
Congresso vazio trava pautas: 6x1, maioridade e misoginia
Pré-recesso, pressão econômica e disputa política travam pautas como o fim da escala 6x1, a redução da maioridade penal e a criminalização da misoginia