Parar de fumar antes dos 40 anos pode igualar expectativa de vida com quem nunca fumou, diz estudo
Levantamento revela que fumantes de 40 até 79 anos têm um risco quase três vezes maior de morrer em comparação com aqueles que nunca fumaram
Uma pesquisa da Universidade de Toronto, no Canadá, mostra que o corpo humano pode se recuperar de alguns danos causados pelo uso contínuo do tabaco.
De acordo com o levantamento, pessoas que param de fumar, principalmente antes dos 40 anos, podem esperar viver quase tanto quanto aqueles que nunca fumaram.
O Adriano fumou durante 19 anos. Há sete, tomou uma decisão que mudou a vida: largar o vício e praticar atividades físicas. Ele começou a correr e fez até uma meia maratona no ano passado. Os benefícios?
"Tem a questão respiratória, a parte dos dentes, que ficam amarelos, você perde olfato, tenho sinusite. Depois de um tempo sem fumar, você recupera tudo o que tinha perdido", disse o jornalista, Adriano Ortolani.
O estudo canadense traz uma boa notícia pra quem toma a mesma decisão de parar de fumar. É que o corpo consegue se regenerar contra alguns danos causados pelo uso contínuo do tabaco.
Os pesquisadores analisaram dados de 1,5 milhão de adultos em quatro países (EUA, Reino Unido, Canadá e Noruega), que foram acompanhados ao longo de quinze anos. Os fumantes com idades entre 40 e 79 anos tinham um risco quase três vezes maior de morrer em comparação com aqueles que nunca fumaram. Isso significa até 13 anos de vida a menos.
"Parar de fumar é a melhor atitude para a saúde em qualquer idade, qualquer tempo, independentemente de quanto você já fumou", afirmou Irma Godoy, professora titular de Pneumologia na Faculdade de Medicina de Botucatu,