PF mira financiadores do 8 de janeiro em cinco estados na 27ª fase da Lesa Pátria
Na nova etapa, 20 endereços em SP, PR, MT, GO e RO são alvos de buscas e apreensões; dois investigados serão monitorados por tornozeleira eletrônica
A Polícia Federal (PF) está nas ruas em cinco estados, nesta quinta-feira (23), em mais uma etapa da Operação Lesa Pátria, que tem como alvos golpistas do 8 de janeiro de 2023. Na 27ª fase da força-tarefa, o foco são os financiadores da caravana de bolsonaristas que viajou de ônibus para Brasília, nas vésperas das invasões e depredações das sedes dos Três Poderes.
São cumpridos 18 mandados de buscas e apreensões em São Paulo, Paraná, Goiás, Mato Grosso e Rondônia. Dois investigados foram obrigados a colocar tornozeleiras eletrônicas e passam a ser monitorados. As ordens são do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
A PF identificou que financiadores pagaram pelo transporte de manifestantes convocados para o 8 de janeiro — na maioria das vezes, em dinheiro vivo. O STF determinou ainda a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos alvos. No dia 16 de abril, a 26ª fase da Lesa Pátria também teve como alvos financiadores e fomentadores.
Todos são suspeitos pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.