Publicidade
Brasil

PF libera acesso gratuito a imagens de satélite para regiões em estado de calamidade no RS

Órgãos públicos podem solicitar adesão para monitoramento sobre inundações e deslizamentos de terra

Imagem da noticia PF libera acesso gratuito a imagens de satélite para regiões em estado de calamidade no RS
Publicidade

A Polícia Federal (PF) decidiu disponibilizar, nesta segunda-feira (13), acesso gratuito a imagens de satélite de alta resolução para regiões em estado de calamidade no Rio Grande do Sul, via programa Brasil Mais — um sistema de monitoramento do país sob supervisão do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

+ Rio Grande do Sul começa semana com alerta para cheia de rios e chegada de frente fria

Com as fotos, órgãos públicos podem acompanhar áreas afetadas por meio de informações mais precisas sobre inundações e deslizamentos de terra.

Trata-se do maior projeto operacional de sensoriamento remoto do país, utilizado para emitir alertas sobre diversos crimes ambientais, como desmatamento, garimpo, incêndios e plantio de culturas ilícitas.

Programa Brasil Mais, do Ministério da Justiça e Segurança Pública
Programa Brasil Mais, do Ministério da Justiça e Segurança Pública

Municípios do RS podem solicitar acesso, mas aqueles que decretaram calamidade (445) terão prioridade. Para adesão, os órgãos públicos devem enviar e-mail para brasilmais@pf.gov.br, por parte da maior autoridade da instituição — por exemplo, do prefeito ou gabinete do chefe do Executivo local.

Solicitação: em nota, a PF informou que é necessário fornecer informações básicas (como nome, sigla e endereço da instituição), dados da autoridade (nome, cargo e e-mail direto) e lista de usuários para criação de acessos (nome, cargo, e-mail, telefone, lotação).

+ Chuva agrava situação no RS e Lula deve voltar para anunciar bolsa enchente

O Brasil Mais também disponibiliza acesso aos alertas de deslizamentos. Nos últimos 30 dias, o programa emitiu 312 informes desse tipo para a região.

No começo desta semana, o estado está em alerta para a cheia dos rios. São 147 mortos, 127 desaparecidos e mais de 619 mil pessoas fora de casa no RS, segundo o mais recente boletim da Defesa Civil.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade