Cores da roupa de Réveillon seguem como tendência para a virada do ano
Escolha mistura tradição, crenças e moda; muitos acreditam que cada cor ajuda a atrair boas energias para o ano que começa
SBT Brasil
Na virada do ano, além das promessas e da esperança renovada, um ritual nunca sai de moda: a escolha da cor da roupa do Réveillon. Para uns, é superstição. Para outros, tradição. Muitos acreditam que cada cor ajuda a atrair boas energias para o ano que começa.
Escolher a roupa da virada para simbolizar pedidos e intenções é um costume comum para muitas pessoas. Cada um segue uma crença ou superstição diferente. Segundo a numerologia e a terapia das cores, cada tom carrega uma energia própria, capaz de influenciar emoções, comportamentos e até decisões ao longo do ano.
A terapeuta e numeróloga Ana Cristina Iudice explica que as cores possuem vibração e frequência energética.
"A cor, ela tem uma vibração, tem uma frequência energética muito boa. Então, ela te ajuda. Porque, claro, a gente tem que estar alinhado com a nossa mente, com as nossas emoções, com a nossa espiritualidade. São mecanismos que ajudam a aumentar a tua frequência para alcançar o que tu queres", afirma.
Ela destaca, por exemplo, o verde.
"O verde é uma cor que equilibra, que dá saúde, equilíbrio para pensar o que eu quero. Eu quero estar com saúde física, quero estar em paz. O verde é do chakra cardíaco, que está no meio. Aí você veste uma roupa na virada alinhada com o seu objetivo, com o seu mental e o seu emocional", explica.
A virada do ano também é marcada por expectativas e muitos significados ligados à moda. As cores influenciam desejos para o novo ciclo e seguem tendências que transformam simbolismo em estilo.
A consultora de moda Nathalia Iketani lembra que as cores têm impacto direto na imagem.
"As cores representam 93% das primeiras impressões. Ou seja, elas têm um forte impacto. Agora, imagina isso associado à moda. O final de ano pede glamour, brilho e um look especial, porque é uma celebração do ano que estamos concluindo e do ano que está por vir", destaca.
Na astrologia, o ano de 2026 será regido por Marte, o que faz do vermelho a cor ideal para a virada, por representar movimento e ação. Mesmo assim, há opções para todos os gostos.
O verde simboliza esperança, renovação e equilíbrio. O amarelo está ligado a dinheiro, prosperidade e abundância. O azul remete à calma, serenidade e proteção. Já o branco, que representa paz, espiritualidade e recomeço, segue como a cor preferida para o Réveillon.
A empresária Joana D’Arc Souza confirma a preferência do público.
"O campeão de venda que o povo mais procura é o branco. O branco é excepcional. O pessoal gosta mesmo. Vermelho também foi uma loucura. Meu estoque de vermelho praticamente esgotou", conta.
Seja pela tradição, pela moda ou pela espiritualidade, a escolha da cor da roupa da virada continua sendo um dos rituais mais fortes do Réveillon. Um gesto simbólico de esperança para o ano que vai começar.









