PF diz que deve concluir investigações sobre 8 de janeiro ainda neste mês
Ataques aos Três Poderes aconteceram em 2023; PF já apontou que houve falhas na segurança
Yumi Kuwano
Nesta sexta-feira (1º), diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, disse que espera concluir ainda em novembro o inquérito sobre os atos de 8 de janeiro.
“A investigação tem o seu curso e seu prazo necessários para que a gente cumpra a nossa tarefa: autonomia da equipe de investigação, qualidade da prova e responsabilidade”, declarou no hangar da PF no aeroporto de Brasília, durante a assinatura de contratos.
+ Relatório da PF sobre 8 de janeiro conclui que houve falhas em ações das forças de segurança
"A equipe tem trabalhado ao longo do tempo com essas premissas e tem a expectativa de concluir, ainda neste mês de novembro, todas as investigações que dizem respeito aos ataques à nossa democracia”, completou Rodrigues.
Os ataques às sedes dos Três Poderes, em Brasília, aconteceram em janeiro de 2023 e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é um dos investigados.
Falhas
Nesta semana, a PF também apresentou um relatório que concluiu que houve "falhas evidentes" na atuação das forças de segurança durante os atos golpistas.
+ Governadores adotam cautela com PEC, mas mantêm aberto diálogo na segurança pública
O governador Ibaneis Rocha (MDB); o ex-chefe da Secretaria de Segurança Pública do DF, Anderson Torres; um oficial da Polícia Militar e outro da Polícia Federal na época da destruição dos Três Poderes em Brasília são autoridades investigadas.
O documento foi enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF), que tem Alexandre de Moraes como responsável pelo inquérito no Supremo.