Pacientes infectados com HIV após transplantes no Rio serão indenizados
Acordo firmado pelo Ministério Público do Estado garante indenização e atendimento vitalício a vítimas de erro em exames
SBT Brasil
O Ministério Público do Rio de Janeiro firmou um acordo para garantir indenização às vítimas que contraíram HIV após transplantes de órgãos na rede pública de saúde. Ao todo, seis pacientes foram infectados durante cirurgias realizadas em outubro do ano passado.
Segundo as investigações, o laboratório contratado pelo governo estadual para analisar os órgãos emitiu laudos falsos, que não apontavam a presença do vírus HIV. Após os procedimentos, os pacientes testaram positivo para a doença.
Além da indenização individual — cujo valor não foi divulgado —, as vítimas também terão direito a medicamentos, transporte para unidades de saúde, atendimento especializado, canais exclusivos para emergências e acompanhamento médico, psicológico e social contínuos, custeados pela Secretaria Estadual de Saúde.
Seis pessoas respondem na Justiça por associação criminosa, lesão corporal e falsidade ideológica no caso. O laboratório responsável pelos laudos foi fechado.
Leia também:
+ Edu Guedes fala pela primeira vez após cirurgia: "Me operaram bem rápido"
+ Tarcísio lidera com vantagem disputa por governo de São Paulo, revela Paraná Pesquisas
+ Não é só tremor de mão: quais são os sinais precoces de Parkinson?