Publicidade
Brasil

ONG transforma doações de cabelo em perucas para pacientes com câncer

Organização já recebeu mais de 420 mil doações e impactou a vida de milhares de mulheres em tratamento contra a doença

Imagem da noticia ONG transforma doações de cabelo em perucas para pacientes com câncer
Publicidade

A ONG Cabelegria, fundada por Mariana Paz, nasceu de uma simples vontade de fazer o bem: doar cabelos para pessoas em tratamento de câncer. O projeto, que começou de forma modesta, cresceu exponencialmente e hoje é responsável por mais de mil doações de cabelo e a confecção de 14 mil perucas, que ajudam mulheres e crianças a enfrentarem os desafios da doença com mais autoestima.

Mariana conta que a ideia surgiu ao perceber como a perda de cabelo afeta a autoestima de muitas pacientes. “No dia em que recebi o diagnóstico, não pensei que ia morrer. Eu pensei: ‘Meu cabelo vai cair, o que vou fazer?’”, diz. Sua própria experiência a motivou a criar a Cabelegria, e o projeto rapidamente tomou grandes proporções.

Ao longo dos últimos 10 anos, a ONG já recebeu mais de 420 mil doações de cabelo de diversas partes do Brasil. Essas doações possibilitaram a criação de trabalho e renda para nove costureiras, que dedicam seu tempo à confecção das perucas. Porém, mesmo com mais de duas toneladas de cabelo em estoque, a produção de perucas ainda enfrenta desafios por falta de recursos financeiros suficientes para atender à crescente demanda.

A Cabelegria também custeia o envio das perucas, que são distribuídas gratuitamente para mulheres, crianças e homens de todo o país. Além do câncer, pessoas que sofrem de alopecia areata – uma condição que causa a perda de cabelo em até 2% da população – também se beneficiam do projeto.

Segundo os dados mais recentes do INCA (Instituto Nacional do Câncer), somente em 2023 mais de 340 mil mulheres foram diagnosticadas com algum tipo de câncer no Brasil. O câncer de mama, em mulheres, e o de próstata, em homens, estão entre os mais comuns e muitas dessas pessoas passam pela perda de cabelo durante o tratamento.

Com uma rede de apoio formada por doadores e costureiras, a Cabelegria oferece mais do que perucas: devolve um pouco de alegria e esperança para quem enfrenta a batalha contra o câncer. “Eu me olhei no espelho e me vi de novo”, contou a psicóloga Marina Paz, uma das beneficiadas pela ONG, após receber sua peruca.

Apesar de todo o trabalho já realizado, a ONG ainda busca formas de aumentar sua capacidade de produção e alcançar mais pessoas. “A Cabelegria é um coletivo de mulheres que confeccionam essas perucas, mas ainda precisamos de mais recursos para ampliar o projeto”, reforça Mariana.

Para aqueles que desejam contribuir, as doações de cabelo podem ser feitas de qualquer lugar do Brasil, e há várias formas de ajudar, seja com recursos financeiros ou na divulgação do projeto.

Publicidade

Assuntos relacionados

Câncer
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade