Publicidade
Brasil

Onda de calor que atinge Rio Grande do Sul deve elevar temperaturas até 40°C

Porto Alegre foi segunda capital mais quente do país nesta quarta-feira. Fenômeno chamado de bolha de calor afeta estados do sul do país.

Imagem da noticia Onda de calor que atinge Rio Grande do Sul deve elevar temperaturas até 40°C
Termômetros registram 40ºC em onda de calor no RS | Pixabay
• Atualizado em
Publicidade

Uma nova onda de calor atinge o Rio Grande do Sul. A previsão é que os termômetros cheguem aos 40°C nos próximos dias. Nesta terça-feira (26), Porto Alegre foi a segunda capital mais quente do país, ficando atrás apenas do Rio de Janeiro.

Essa é a segunda onda de calor registrada no estado gaúcho neste mês. Em Santa Maria, no centro do Rio Grande do Sul, 11 estudantes passaram mal em um colégio devido às altas temperaturas, apresentando tontura e pressão baixa.

+ Onda de calor: como se cuidar durante as altas temperaturas?

Em São Leopoldo, na região metropolitana, uma escola estadual precisou adaptar seus horários: as aulas da manhã terminam duas horas mais cedo, às 10h, e, no período da tarde, passaram a ser realizadas de forma remota.

O diretor da instituição, Vinicius da Silva Vilella, destaca a preocupação com o conforto térmico para o aprendizado dos alunos: "A gente se esforça, toma água, se refresca, mas, quando lidamos com educação, é preciso garantir um ambiente adequado para o aprendizado."

O fenômeno da "bolha de calor"

O aumento das temperaturas está ligado a uma bolha de calor que se formou entre países vizinhos – como Argentina e Uruguai – e o Brasil. O fenômeno funciona como uma tampa de panela: prende o ar quente sobre a região e impede a entrada de frentes frias. Além do Rio Grande do Sul, os estados de Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina também estão sendo afetados.

Entenda o fenômeno | Divulgação/Metsul
Entenda o fenômeno | Divulgação/Metsul
Publicidade

Assuntos relacionados

Onda de calor
Rio Grande do Sul
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade