É o MAC? Nuvem peculiar chama atenção dos motoristas na ponte Rio-Niterói
Formação no céu está sendo comparada a museu criado por Niemeyer; mesma formação já apareceu em Brasília, também obra do arquiteto
SBT News
Uma nuvem avistada por motoristas na manhã de quarta-feira (3) na ponte Rio-Niterói e registrada pela internauta Kelly Geber chamou a atenção nas redes sociais por seu formato peculiar. A formação foi comparada a um disco voador, mas também ao Museu de Arte Contemporânea (MAC), em Niterói, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer.
Esse tipo de nuvem, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é formado por ventos fortes. Seu formato também pode ser comparado a uma lente, daí o nome "nuvem lenticular".
Não é a primeira vez que uma nuvem desse tipo é comparada à obra de Niemeyer. Em janeiro de 2022, uma formação semelhante apareceu no céu de Brasília e foi comparada à cúpula do Congresso Nacional. Relembre:
Condições climáticas específicas também podem gerar outros formatos peculiares de nuvens. Como a "nuvem de rolo" que encantou banhistas no litoral do Rio e de São Paulo:
No Mato Grosso do Sul, no início de 2023, uma "nuvem funil" chamou a atenção dos moradores:
Em São Paulo e em Minas Gerais, cidades viram uma nuvem de poeira em setembro de 2021: